Um diamante no provérbio chinês

Um diamante no provérbio chinês

Publicado em: 18 / 05 / 2022


Você sabia que apesar da primeira publicação noticiosa do mundo ter sido criada na Bélgica, em 1605, por aqui a informação só pôde circular a partir de 1808, quando Dom João VI veio para o Brasil com a Corte?

A responsável pelo atraso era a Coroa Portuguesa que, até então, proibia terminantemente que existisse imprensa, bibliotecas e universidades na Colônia. Como se vê, desde os primórdios,sabe-se que um povo iletrado, sem conhecimento/informação é bem mais fácil de conduzir/administrar.

Pois bem, de lá pra cá, por aqui e no mundo todo, a imprensa se fez e conquistou seu espaço para cumprir seu papel: difundir informação.

Uma sociedade não informada desconhece seus direitos e deveres e está fadada a ser conduzida por este ou aquele interesse, seja político ou não. 

Sabe-se, hoje, que a maior riqueza que alguém pode ter é o conhecimento. Pois se este estiver aliado à informação, o entendimento integral do momento sócio-político pelo qual uma população passa fica mais palpável e soluções podem ser encontradas à luz do esclarecimento.

Um antigo provérbio chinês dá conta de que a "a palavra é prata e o silêncio é ouro". Faz sentido, mas, para o mercado de trabalho (e para a vida) cabe uma pequena inversão no conceito: sai na frente quem estiver melhor informado. A palavra, então, é maisdo que ouro. É diamante.


E você? Sabe o que está acontecendo no mundo neste momento? Já se informou hoje?

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter