MBA EM ASSESSORIA DE IMPRENSA, JORNALISMO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE CRISES

MBA EM ASSESSORIA DE IMPRENSA, JORNALISMO ESTRATÉGICO E GESTÃO DE CRISES

Área de conhecimento

Gestão


Apresentação

As empresas atuais operam em um ambiente globalizado de mudanças constantes, onde a informação e os processos de comunicação se tornaram essenciais. As opções cada vez maiores de comunicação em tempo real abriram novas portas para as comunicações empresariais, mas também deram vida a uma série de problemas. A sociedade se tornou mais crítica e cobra das organizações uma postura ética, transparente e alinhada com a responsabilidade social empresarial, e essa cobrança se reflete através das ações e publicações diárias da mídia. Saber se relacionar com os meios de comunicação, gerenciar processos de crise, divulgar comunicados com conteúdo relevante, e ter porta-vozes competentes para estabelecer canais de comunicação e diálogos estratégicos com os profissionais de imprensa se tornou crucial para as organizações modernas. Por isso, um dos setores que mais contratam profissionais de jornalismo especializados em assessoria de imprensa é o setor empresarial. O curso de MBA em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises foi criado para especializar um profissional com esse perfil, amplamente habilitado a lidar com a mídia, produzir conteúdo institucional estratégico que ressoe com um público nacional e internacional, e competente para atuar tanto no relacionamento com as mídias tradicionais quanto nos sites de notícias e nas mídias sociais.


Objetivo

O curso de MBA em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises visa especializar profissionais competentes para atender as novas demandas da atividade de jornalismo empresarial e assessoria de imprensa, no âmbito privado e/ou governamental, interessados em desenvolver uma carreira inovadora e altamente promissora em um dos setores que mais empregam e melhor remuneram na área de jornalismo.  Especialistas em relações com os públicos estratégicos da empresa, capazes de representar uma organização perante a mídia tradicional e os novos meios de comunicação digital e redes sociais; habilitados a responder perguntas da imprensa, e desenvolver relacionamentos eficientes com a mídia. 

            Especialistas capazes de interessar os jornalistas nas histórias e campanhas da organização, organizar e treinar porta-vozes para falar com a imprensa e monitorar a cobertura da mídia, especialmente nos momentos de crise. Seja para a área do Governo ou da iniciativa privada, o curso vai habilitar um especialista competente para atuar como porta-voz do chefe do executivo, ou da alta administração das organizações, responsável por coletar informações sobre ações e eventos da área governamental e/ou privada, e transmitir essas informações para os meios de comunicação, geralmente do país e de todo o mundo, interagindo com a mídia diariamente, seja através de comunicados, seja através de coletivas, para conquistar os espaços e a confiança dos grandes órgãos da imprensa.


Disciplinas

  • Teoria Geral das Organizações
  • Processos Informativos, Apuração, Redação e Edição em Assessoria de Imprensa
  • Sistemas de Comunicação Corporativa e Novas Mídias
  • Jornalismo Empresarial, Comunicação Interna e Eventos
  • Relações com a Imprensa e Media Training
  • Cultura Organizacional, Governança Corporativa e Compliance 
  • Comunicação Estratégica e Gestão de Crises On-line e Of-line
  • Comunicação Institucional, Imagem e Reputação de Marca
  • Empreendedorismo e Gestão de Empresas de Assessoria de Imprensa
  • Assessoria de Imprensa e Gestão da Responsabilidade Socioambiental

  • Público Alvo

    Portadores de diplomas de graduação em Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade, Propaganda e Marketing, Letras e áreas afins, interessados na especialização em estratégias de Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa para o ambiente interno e externo das organizações e nos momentos de crescimento e de crise organizacional em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor, com domínio das estratégias de produção para veículos impressos e eletrônicos.


    Informações do curso

    A Pós-Graduação UNIVÉRSILA é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 418, de 27 de março de 2017.

    Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.

    O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.

    Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.

    Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso. 

    A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina e para a prova final - online.

  • Formação completa de nível superior: bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. 
  • Ter colação de grau concluída.
  • Formação dentro do púbico-alvo do curso escolhido.

  • Matrícula:

  • Faça a inscrição para o curso de interesse;
  • Efetue o pagamento da matrícula;
  • Acesse o Portal do Candidato:
    Login: e-mail cadastrado  e Senha: CPF (somente os números)
  • Faça o UPLOAD dos documentos necessários para fins de matrícula

  • Documentos Necessários:
  • Comprovante de pagamento de matrícula;
  • Foto 3×4;
  • Curriculum Vitae; 
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • RG e CPF;*
  • Diploma do curso superior válido no Brasil (frente e verso);*
  • Histórico escolar da graduação (todas as páginas);
  • Comprovante de residência.
  • ATENÇÃO: Permanece obrigatório o upload dos documentos acima listados, sendo cópias simples autenticadas dos itens 4, 5 e 6.


    Termo de Documentos Provisórios:
    Na falta de um dos documentos necessários será obrigatório fazer o UPLOAD do Termo de Compromisso assinado junto à documentação provisória. 


    Documentos Provisórios:* Na ausência dos documentos dos itens 6 e/ou 7 (diploma e/ou Histórico), apresentar a Declaração ou Certidão de Conclusão de curso junto ao termo de compromisso. Nesses documentos é obrigatório constar que houve a conclusão da Graduação e a data de colação grau. 
    CNHs e Carteirinhas de Conselhos serão aceitas somente no ato da inscrição.


    Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

    WhatsApp Suporte ao Candidato: (11) 95070-2900

    E-mail: falecom@universila.com.br

    De acordo com a nova resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, o desenvolvimento e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaram de ser obrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu.O Certificado de Conclusão – mesmo sem a entrega do TCC – oferece o mesmo valor para o Ministério da Educação. 
    * Possíveis processos seletivos podem exigir o cumprimento da Pós-Graduação com o Trabalho de Conclusão de curso, é necessário a análise dos editais por parte do candidato.


    Aguardando abertura de turma e início das inscrições.