Segurança alimentar em pauta: Estudo revela que 25% dos alimentos vegetais no Brasil contêm agrotóxicos acima do limite

Segurança alimentar em pauta: Estudo revela que 25% dos alimentos vegetais no Brasil contêm agrotóxicos acima do limite

Publicado em: 11 / 12 / 2023


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que um em cada quatro alimentos vegetais no Brasil tem venenos agrícolas (agrotóxicos) acima do limite ou até mesmo proibidos. Essa informação é de 2022 e foi coletada pelo Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos (Para), um programa que desde 2001 verifica a quantidade de químicos em alimentos importantes para a alimentação dos brasileiros.

O relatório, divulgado na quarta-feira (6), inclui informações de 2018, 2019 e 2022, pois a coleta foi interrompida em 2020 e 2021 por causa da pandemia. As informações coletadas pelo Para ajudam a fiscalizar e a tomar medidas para proteger as pessoas de possíveis riscos.


Em 2022, foram coletadas amostras em supermercados de todas as regiões do país, em um total de 79 cidades. Foram analisadas 1.772 amostras de 13 alimentos vegetais, como amendoim, batata, brócolis, café em pó, laranja, feijão, farinha de mandioca, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.


Os resultados mostraram que 41,1% das amostras não tinham venenos agrícolas, 33,9% tinham dentro do limite permitido e 25% tinham problemas, como a presença de um veneno agrícola não permitido ou com quantidade acima do limite. Além disso, 0,17% das amostras, ou seja, 3 amostras, apresentaram risco agudo, que é o risco de prejudicar a saúde ao consumir uma grande quantidade do alimento com resíduo de um determinado veneno agrícola em pouco tempo.


A Anvisa também divulgou dados de 2018 e 2019. Nesse período, foram analisadas 3.296 amostras de 14 alimentos vegetais coletados em 84 cidades. Os resultados foram parecidos com os de 2022.


O relatório também destacou uma diminuição do risco agudo na laranja. No ciclo 2013/2015, 12,1% das amostras tinham potencial de risco agudo, mas esse número caiu para 3% no ciclo 2018/2019 e para 0,6% no ciclo 2022. A Anvisa atribuiu essa queda à proibição do uso de carbofurano e à exclusão do uso de carbossulfano na cultura de citros, além de restrições de uso para metidationa e formetanato.


Para os profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos no setor, a Univérsila oferece duas pós-graduações: Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos, e Qualidade e Segurança dos Alimentos. Ambos os cursos são projetados para proporcionar uma compreensão abrangente das normas e regulamentos sanitários, controle de qualidade dos alimentos, gestão e liderança, e aspectos legais para o comércio internacional.


A pós-graduação em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos é voltada para profissionais que desejam se especializar na administração de controle de qualidade em empresas de alimentos, na inspeção sanitária, em laboratórios de testes de alimentos, e em consultorias especializadas em segurança alimentar. O curso oferece uma compreensão profunda sobre as normas e regulamentos sanitários, além de tratar sobre aspectos de gestão e liderança.


Por outro lado, a pós-graduação em Qualidade e Segurança dos Alimentos oferece uma visão abrangente e contemporânea do setor, preparando profissionais para enfrentar os desafios do setor alimentício de forma completa e eficaz. O curso proporciona um entendimento amplo e aprofundado de temas como microbiologia dos alimentos, controle de pragas, vigilância sanitária, e aspectos legais para o comércio internacional.


Ambos os cursos têm como objetivo preparar profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho, capazes de implementar estratégias de gestão, aplicar normas e padrões de segurança e garantir a excelência na qualidade dos alimentos. Além disso, os alunos estarão aptos a assumir cargos de gestão, coordenação e consultoria no setor alimentício e em órgãos reguladores.


As pós-graduações da Univérsila são uma excelente oportunidade para profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho, adquirindo uma vantagem competitiva e contribuindo para a segurança alimentar, um tema de interesse mundial. Inscreva-se já e prepare-se para um futuro promissor na área de qualidade e segurança dos alimentos.

 

Referência: G1. Um em cada quatro alimentos de origem vegetal tem resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima do permitido, aponta Anvisa.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter