Janeiro Branco: Um Chamado Global para a Conscientização da Saúde Mental e Emocional

Janeiro Branco: Um Chamado Global para a Conscientização da Saúde Mental e Emocional

Publicado em: 03 / 01 / 2024


Em um mundo cada vez mais acelerado, onde a pressão e o estresse se tornaram companheiros constantes, a saúde mental e emocional tem sido negligenciada.

A campanha Janeiro Branco surge como um alerta global, chamando a atenção para a importância de cuidar da mente e das emoções.


Lançada no Brasil em 2014 por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo principal discutir a saúde mental na sociedade. O mês de janeiro foi escolhido por ser um período de reflexão e planejamento para o ano que se inicia.


A saúde mental e emocional é tão importante quanto a saúde física. No entanto, ainda existe um estigma em torno do tema, o que dificulta a busca por ajuda. A campanha Janeiro Branco busca quebrar esse tabu, incentivando a discussão aberta sobre o assunto.


A campanha também destaca a importância da prevenção. Assim como cuidamos do nosso corpo, devemos cuidar da nossa mente. Isso inclui buscar ajuda profissional quando necessário, praticar atividades que proporcionem bem-estar e manter uma alimentação equilibrada.


O Janeiro Branco é um convite para que todos nós, como sociedade, nos engajamos na luta pela saúde mental e emocional. É um chamado para quebrarmos o silêncio e o estigma em torno do tema, e para que possamos criar um ambiente mais acolhedor e empático para todos.


A saúde mental e emocional é um direito de todos e deve ser uma prioridade. Vamos juntos fazer do Janeiro Branco um movimento global de conscientização e cuidado com a nossa mente e emoções.


Referência: Janeiro branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional

Ministério da Previdência Social

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter