Confira obra sobre urbanismo moderno que você precisa ter na sua biblioteca particular, arquiteto (a)

Confira obra sobre urbanismo moderno que você precisa ter na sua biblioteca particular, arquiteto (a)

Publicado em: 04 / 11 / 2021


Você – que é da área da Arquitetura e Urbanismo – tem conhecimento da 2a. edição do livro “Cidade, Povo e Nação: Gênese do Urbanismo Moderno”,  organizado por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Roberto Pechman?

Na obra, os ideais do Urbanismo europeu e norte-americano foram traduzidos e adaptados ao nosso campo intelectual, marcado por tensões do debate nacionalista e por uma ideologia estatal.


“Cidade, Povo e Nação: Gênese do Urbanismo Moderno” é um dos primeiros livros publicados pela Rede Nacional INCT Observatório das Metrópoles, em 1996. 


O lançamento marcou o começo de uma trajetória voltada para a produção científica sobre o tema urbano e metropolitano no Brasil.


A segunda edição – da Editora Letra Capital – é disponibilizada via download gratuito. Trata-se de política de difusão científica do Observatório: com caráter aberto, amplo e livre, em consonância com o acesso à informação na era das mídias digitais.


De acordo com o professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, o livro é resultado do seminário “Origens das Políticas Urbanas Modernas: Europa e América Latina, Empréstimos e Traduções”, promovido pelo IPPUR/UFRJ em conjunto com o Centre de Sociologie Urbaine de Paris. 


“Os textos reunidos nessa coletânea apresentam vários aspectos e dimensões dos processos de constituição do Urbanismo como ciência e experiência em várias cidades do Brasil e da América Latina, assim como suas relações com a expansão para o Novo Mundo do projeto de reforma social, surgido após 1910,  em vários países, especialmente na França e nos Estados Unidos”, contou Ribeiro.


Viu aí? Você não pode deixar de ter a referida coletânea na sua biblioteca particular!



[Fonte: www.observatoriodasmetropoles.net.br] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter