Instituto Nacional de Meteorologia Emite Alerta de Perigo para Onda de Calor, Impactando a população

Instituto Nacional de Meteorologia Emite Alerta de Perigo para Onda de Calor, Impactando a população

Publicado em: 12 / 12 / 2023


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja – de perigo – para uma intensa onda de calor que atingirá diversas regiões do país nos próximos dias. 

A previsão é de temperaturas elevadas e condições climáticas desfavoráveis, trazendo preocupações para a saúde pública e o bem-estar da população.


De acordo com o Inmet, o alerta laranja indica que a onda de calor pode trazer riscos à saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. É importante que a população esteja atenta e adote medidas de precaução para evitar problemas decorrentes da exposição prolongada ao calor intenso.


Nesse sentido, recomenda-se o uso de roupas leves e claras, além do uso constante de protetor solar e de chapéus ou bonés. É fundamental também manter-se hidratado, consumindo bastante água e evitando bebidas alcoólicas ou com alto teor de açúcar, que podem aumentar a desidratação.


O Inmet alerta ainda para a importância de evitar a exposição direta ao sol nos horários de pico de calor, entre as 10h e as 16h, quando os raios solares estão mais fortes. Caso seja necessário sair de casa durante esses horários, é recomendado buscar locais com sombra e proteção contra o calor excessivo.


Além disso, a orientação é para que se evite a prática de exercícios físicos intensos ao ar livre durante a onda de calor, já que o esforço físico aliado ao calor extremo pode gerar complicações para a saúde. Também é importante manter os ambientes internos bem ventilados e utilizar ventiladores ou aparelhos de ar condicionado, se disponíveis.


O Inmet ressalta que esse alerta laranja é resultado do monitoramento constante das condições climáticas e que a previsão é de que a onda de calor perdure pelos próximos dias. Portanto, é fundamental que a população esteja ciente dos riscos e adote medidas de prevenção para garantir sua segurança e bem-estar.


Referência:

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Alerta Laranja: Onda de calor.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter