GLÚTEN: O VILÃO OU APENAS MAL-ENTENDIDO?

GLÚTEN: O VILÃO OU APENAS MAL-ENTENDIDO?

Publicado em: 15 / 04 / 2024


Ei, você aí! Já parou pra pensar no glúten hoje? Se você é da turma que adora uma massa, pãozinho ou qualquer outra delícia que leva trigo, cevada ou centeio, já deve ter ouvido falar no famoso glúten.

Mas será que ele merece toda essa fama de vilão da alimentação moderna? Bora descomplicar esse papo!

O que é o Glúten, Afinal? O glúten é tipo aquele integrante de banda que faz tudo acontecer, mas nem sempre recebe os créditos. Ele dá aquela elasticidade top para as massas, fazendo com que pães e bolos fiquem com aquela textura que a gente ama. Mas, ó, nem todo mundo pode curtir essa vibe tranquilamente.

Quando o Glúten Vira Bicho-Papão? Para a galera que curte uma boa pizza sem passar mal depois, o glúten não é problema. Mas tem uma turminha que precisa dar um match com dietas alternativas:

Doença Celíaca: É quando o corpo diz "não" pro glúten de um jeito bem radical, atacando o próprio intestino. 

Alergia ao Trigo: Aqui o sistema imune entra em modo defesa contra as proteínas do trigo. Basicamente, uma DR séria com o glúten.

Sensibilidade ao Glúten Não Celíaca: Uma relação complicada com o glúten, mas sem o drama autoimune ou alérgico.

Como Descobrir Se Você e o Glúten São Incompatíveis? Se você suspeita que o glúten está te dando um baile, o jeito é procurar um doc para fazer uns testes. E se for confirmado, bora explorar o mundo dos alimentos sem glúten!

Ei, Profissional da Saúde, Bora se Aprofundar no Assunto? Se você é nutricionista, médico ou outro profissional da área da saúde e quer ficar por dentro de tudo sobre glúten, intolerâncias e alergias alimentares, a Univérsila tem cursos que podem te ajudar:

• Atendimento Nutricional na Gerontologia: Porque os vovôs e vovós também precisam de um cuidado especial com a dieta.

• Nutrição Funcional Integrativa: Pra entender como cada pedacinho do que comemos afeta nosso corpo.

• Qualidade e Segurança dos Alimentos: Pra garantir que o que a gente come, com ou sem glúten, é seguro e de boa qualidade.

Quer saber mais? Dá um pulinho lá no site da Univérsila e confira esses e outros cursos que podem te ajudar a ser o Sherlock Holmes das alergias e intolerâncias alimentares.

E aí, bora transformar o glúten de vilão para apenas mal-entendido? 


Referência: G1. Mitos e fatos sobre nutrição: o glúten faz mal. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/04/12/mitos-e-fatos-sobre-nutricao-o-gluten-faz-mal.ghtml. Acesso em: 12 abr. 2024.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter