GERAÇÃO Z NO TRAMPO COM CHATGPT: ENTRE O AMOR E A CULPA

GERAÇÃO Z NO TRAMPO COM CHATGPT: ENTRE O AMOR E A CULPA

Publicado em: 27 / 03 / 2024


E aí, pessoal! Sabe aquela história de que a tecnologia vai roubar todos os nossos empregos?

Pois é, parece que a galera da Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) tá no meio de um dilema tecnológico. Eles estão se jogando nos braços do ChatGPT no trabalho, mas com aquela pontinha de culpa. Vem com a gente entender essa novela.


No meio do caminho tinha uma IA... A EduBirdie resolveu dar uma espiadinha e entrevistou 2.000 jovens profissionais lá nos States. O resultado? Um mix de "ai, que demais" com "será que eu deveria?". Cerca de 36% estão se sentindo meio culpados por deixar a IA dar aquele help nas tasks, e um terço tá preocupado em ficar muito dependente e perder o jeito pra pensar fora da caixa.


Mas e aí, vai dar ruim? A Geração Z cresceu surfando na onda das inovações e tá super ligada nas questões éticas e sociais da IA. Querem inovar, mas sem perder a essência humana. Pra quem tá querendo mergulhar mais fundo, a Univérsila tem uns cursos de extensão que são um verdadeiro match, como o curso de A Proteção Intelectual de Programas de Computador, que pode abrir novos horizontes sobre como a IA e o direito digital se entrelaçam.


ChatGPT: O novo BFF da Geração Z? Mesmo com essa vibe meio "ser ou não ser", o estudo mostrou que a IA tá ajudando a galera a botar a criatividade pra jogo. E pra quem quer dar um up nas habilidades de comunicação digital, o curso de Comunicação Eficaz: Aumente o Sucesso Empresarial pode ser o que você precisa para se destacar.


Então, qual é a real? A pesquisa mostra que, embora haja preocupações legítimas, a maioria dos jovens profissionais vê a IA mais como uma aliada do que uma ameaça. Mas, claro, eles estão de olho no equilíbrio entre aproveitar as vantagens da tecnologia e manter as habilidades humanas afiadas. E nessa jornada, a Univérsila tá junto, oferecendo diversos cursos para preparar profissionais para o futuro.


É isso aí, galera! Não deixe a culpa bater por usar um pouquinho de IA no seu dia a dia profissional. Afinal, quem não quer um help pra deixar o trabalho mais suave?


Referência: FORBES BRASIL. Profissionais da geração Z se sentem culpados por usar chatgpt no trabalho. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2024/03/profissionais-da-geracao-z-se-sentem-culpados-por-usar-chatgpt-no-trabalho/. Acesso em: 26 mar. 2024.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter