Dia Mundial do Urbanismo: conheça a origem da comemoração

Dia Mundial do Urbanismo: conheça a origem da comemoração

Publicado em: 09 / 11 / 2021


O 8 de novembro registra homenagem especial aos padrões estabelecidos para o crescimento de uma cidade em vários âmbitos, como o técnico, o econômico e o administrativo.

Não entendeu?


A gente te explica...


Hoje é o Dia Mundial do Urbanismo.


A data propõe um debate lúcido a respeito da promoção e da criação de soluções de urbanismo, passíveis de efetiva contribuição para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade.


Entre os temas comumente debatidos na ocasião estão o sistema de transportes, os locais para habitação, as soluções de lazer e o planejamento de áreas verdes.


A data comemorativa passou a figurar no calendário mundial em Buenos Aires, em 1934, pela ação de Carlos María della Paolera, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris.


Paolera defendia a construção de um urbanismo científico, ou seja, de acordo com ele, o planejamento das cidades deveria ser tratado como uma ciência e traduzir maior eficiência para seus cidadãos. 


O Brasil comemora o Dia do Nacional do Urbanismo na mesma data, de acordo com o Decreto nº 91.900, de 8 de novembro de 1985.


[Fonte: www.calendarr.com] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter