Descubra como o consumo moderado de café e chocolate pode proteger seu coração

Descubra como o consumo moderado de café e chocolate pode proteger seu coração

Publicado em: 20 / 12 / 2023


Estudos recentes apontam que o consumo moderado de café e chocolate pode beneficiar a saúde do coração.

A notícia de que o café e o chocolate podem ser aliados contra doenças cardíacas pode deixar o dia de muitos brasileiros ainda mais doce. Pesquisas recentes sugerem que o consumo moderado desses produtos pode trazer benefícios significativos para a saúde cardiovascular.


O café, uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, é rico em antioxidantes e outras substâncias bioativas que podem contribuir para a saúde do coração. Segundo pesquisas, o consumo moderado de café pode reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e outras condições de saúde relacionadas.


Além do café, o chocolate, especialmente o chocolate amargo, também pode ter efeitos benéficos para a saúde do coração. O chocolate amargo é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que pode ajudar a proteger o coração. Estudos sugerem que o consumo moderado de chocolate amargo pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a função dos vasos sanguíneos e diminuir o risco de coágulos sanguíneos e derrames.


No entanto, é importante lembrar que tanto o café quanto o chocolate também contêm substâncias que podem ser prejudiciais se consumidas em excesso. O café contém cafeína, que pode aumentar a pressão arterial se consumida em grandes quantidades, e o chocolate é rico em açúcar e gordura, que podem contribuir para o ganho de peso e outros problemas de saúde se consumidos em excesso.


Portanto, a chave para aproveitar os benefícios do café e do chocolate para a saúde do coração é o consumo moderado. Especialistas recomendam limitar o consumo de café a três a quatro xícaras por dia e o consumo de chocolate a algumas porções por semana.


Referência: "Café e chocolate amargo podem proteger contra doenças cardíacas", Revista Brasileira de Cardiologia, 2021.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter