ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Área de conhecimento

Educação


Apresentação

O futuro de uma pessoa – e consequentemente de um país - é definido pela sua capacidade de ler, escrever e interpretar. A base do desenvolvimento social, portanto, tem início no processo de alfabetização e letramento.O conhecimento de alfabetização, da leitura e interpretação, não só dos códigos, mas também da linguagem, torna-se a base para a construção dos saberes que compõem não só o universo do indivíduo, mas da sociedade como um todo.Assim, faz-se necessário o cuidado com a formação e especialização de profissionais que lidam com os educandos nesse processo permeado por multiplicidades. 


Objetivo

Contribuir com a formação de profissionais empenhados no processo de Alfabetização e Letramento. A saber: 

  • Indicar caminhos de planejamento, intervenção e ressignificação de saberes e vivências;
  • Indicar caminhos de reflexão e (re)construção identitária, por meio da análise e da intervenção na própria história social. 
  • Discutir as diversas teorias e possibilidades de alfabetização para a prática diária em contextos diversos; 
  • Relacionar as informações relativas aos processos de alfabetização, na perspectiva de letramento, a fim de que o profissional se aproprie do processo de conhecimento reflexivo, distinguindo assim as alternativas mais adequadas a sua realidade;
  • Apresentar subsídios que permitam identificar e lidar com dificuldades e transtornos de aprendizagem;
  • Oferecer subsídios para que os profissionais possam atuar com crianças da Educação Infantil e séries iniciais, alunos de inclusão, além de jovens e adultos.
  • Estudar as principais contribuições teóricas que embasam as evidências nos processos de Alfabetização, sob a perspectiva do Letramento.
  • Propor estratégias de intervenção de acordo com a Neurociência.
  • Apresentar instrumentos de avaliação e de intervenção baseado em evidências.com as discussões sobre Alfabetização na perspectiva do Letramento possibilitando a elaboração de propostas significativas no processo de ensino e aprendizagem.

  • Disciplinas

  • A Formação Leitora na Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
  • Teorias e Práticas de Alfabetização Baseadas em Evidências
  • Alfabetização de Jovens e Adultos
  • Políticas Públicas Educacionais e no Contexto de Alfabetização 
  • Leitura e Escrita na Educação Infantil e Anos Iniciais
  • Instrumentos de Avaliação e de Intervenção para a Melhoria do Desempenho Escolar
  • Memória, Identidade e Formação do Educador
  • Organização Didática no Processo de Alfabetização

  • Público Alvo

    Graduados em Pedagogia ou profissionais da área da educação, ou ainda profissionais de áreas diversas, interessados em conhecer/atuar na área de Alfabetização, sob a perspectiva da aprendizagem baseada em evidências. 


    Informações do curso

    A Pós-Graduação UNIVÉRSILA é credenciada na modalidade a distância pela Portaria do MEC nº 418, de 27 de março de 2017.

    Curso: O curso é composto por disciplinas específicas que abordam os conteúdos mais recentes e relevantes da área. Cada disciplina conta com e-book, leituras complementares (artigos / teses de suma importância para a área) e videoaulas que poderão ser visualizadas/assistidas de acordo com a sua disponibilidade.

    O curso é ofertado de acordo com a Resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018.

    Sistema de Avaliação: cada disciplina é composta por média ponderada entre duas notas ou mais.

    Prova Final Online: esta avaliação é obrigatória e acontece ao final do curso. 

    A média de aprovação corresponde a 7,0 (sete inteiros) e é aplicável para cada disciplina e para a prova final - online.

  • Formação completa de nível superior: bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. 
  • Ter colação de grau concluída.
  • Formação dentro do púbico-alvo do curso escolhido.

  • Matrícula:

  • Faça a inscrição para o curso de interesse;
  • Efetue o pagamento da matrícula;
  • Acesse o Portal do Candidato:
    Login: e-mail cadastrado  e Senha: CPF (somente os números)
  • Faça o UPLOAD dos documentos necessários para fins de matrícula

  • Documentos Necessários:
  • Comprovante de pagamento de matrícula;
  • Foto 3×4;
  • Curriculum Vitae; 
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • RG e CPF;*
  • Diploma do curso superior válido no Brasil (frente e verso);*
  • Histórico escolar da graduação (todas as páginas);
  • Comprovante de residência.
  • ATENÇÃO: Permanece obrigatório o upload dos documentos acima listados, sendo cópias simples autenticadas dos itens 4, 5 e 6.


    Termo de Documentos Provisórios:
    Na falta de um dos documentos necessários será obrigatório fazer o UPLOAD do Termo de Compromisso assinado junto à documentação provisória. 


    Documentos Provisórios:* Na ausência dos documentos dos itens 6 e/ou 7 (diploma e/ou Histórico), apresentar a Declaração ou Certidão de Conclusão de curso junto ao termo de compromisso. Nesses documentos é obrigatório constar que houve a conclusão da Graduação e a data de colação grau. 
    CNHs e Carteirinhas de Conselhos serão aceitas somente no ato da inscrição.


    Para mais informações entre em contato com nossa Central de Atendimento- Suporte ao candidato:

    WhatsApp Suporte ao Candidato: (11) 95070-2900

    E-mail: falecom@universila.com.br

    De acordo com a nova resolução do CNE/CES nº. 01, de 06 de abril de 2018, o desenvolvimento e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (bem como o encontro presencial) deixaram de ser obrigatórios para os cursos de pós-graduação Lato Sensu.O Certificado de Conclusão – mesmo sem a entrega do TCC – oferece o mesmo valor para o Ministério da Educação. 
    * Possíveis processos seletivos podem exigir o cumprimento da Pós-Graduação com o Trabalho de Conclusão de curso, é necessário a análise dos editais por parte do candidato.


    Aguardando abertura de turma e início das inscrições.