Você sabia que frutas e verduras reduz ocorrência de tumores?

Você sabia que frutas e verduras reduz ocorrência de tumores?

Publicado em: 18 / 03 / 2021


Com o desenvolvimento da ciência, aumenta a valorização de vegetais na alimentação tornou-se um recurso eficaz na prevenção de certos tipos de câncer.

Um novo estudo no Brasil consta que certas frutas e verduras estão diretamente relacionadas à redução de tumores na boca, faringe e laringe. Os vegetais também se enquadram nesta categoria.

A pesquisa foi realizada pelo A.C. Camargo Câncer Center (em três estados brasileiros) e entrevistou 1.740 pessoas, das quais 847 foram acometidas por um dos cânceres e 893 não tinham a doença.

Para obter resultados precisos, a equipe de pesquisa investigou os dados de dieta, higiene pessoal, nível socioeconômico, tabagismo e bebida de todos os participantes.

Por meio das informações coletadas, os pesquisadores descobriram que quem faz uma dieta mais natural tem menor risco de câncer. Diante dessa revelação, eles decidiram estudar o impacto de certos ingredientes na saúde pessoal.

A resposta a que chegaram é que comer tomate e frutas cítricas está relacionado à prevenção do câncer bucal. Fatos provaram que maçãs e pêras podem proteger eficazmente a garganta.

A banana - uma das frutas mais populares do país - está associada à menor incidência de câncer de orofaringe.

Agora, quando se trata de vegetais, como brócolis e cenoura, eles provaram ser muito eficazes na prevenção de tumores na laringe e hipofaringe.

A oncologista Maria Paula Curado, líder da pesquisa e coordenadora do Centro de Epidemiologia e Estatística do Câncer do A.C. Camargo Cancer Center, explica que os alimentos são fontes de substâncias anticâncer, como os carotenóides. O médico disse: "Além de controlar o estresse oxidativo, o licopeno presente no tomate também tem efeitos antioxidantes e inibe o crescimento das células tumorais".

No estudo, também foram analisados ​​repolho e couve, e concluiu-se que são a fonte dos glucosinolatos, partículas que inibem as células malignas.

Em relação às bananas - que já mencionamos - os cientistas afirmam que o segredo parece estar em seus ricos ingredientes: polifenóis, vitaminas e outros compostos biologicamente ativos.

Confira nossos cursos de Pós-graduação em Nutrição.

[Fonte: Revista Saúde // Alimentação]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter