Você sabia que a curiosidade inata das crianças melhora o processo de aprendizagem?

Você sabia que a curiosidade inata das crianças melhora o processo de aprendizagem?

Publicado em: 07 / 06 / 2021


É tão fofo ver crianças aprendendo sobre o mundo, não é?

A força motriz das crianças para a descoberta é a curiosidade.

Elas são naturalmente curiosas! Por estarem explorado o mundo ao seu redor, são muito questionadoras. Querem sabe o motivo de tudo, e esse tipo de curiosidade é essencial para um aprendizado eficaz, você sabia?

Uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia inclui uma série de experimentos para descobrir o que acontece no cérebro quando a curiosidade é despertada. E os resultados trouxeram duas descobertas importantes e muito interessantes: a curiosidade prepara o cérebro para o aprendizado e o torna mais satisfatório.

E como estimular a curiosidade das crianças, de forma a abrir melhor o caminho para a aprendizagem? Reunimos algumas dicas de especialistas da Universila, venha ver...

A primeira é estimular esportes ao ar livre. Enquanto brinca livremente, a criança cria e organiza seu próprio mundo, aprende coisas novas e se lembra do que aprendeu, projeta e reconstrói cuidadosamente a vida que já viveu.

Além disso, a brincadeira ajuda a desenvolver habilidades psicomotoras e cognitivas, e também ajuda as crianças a se socializarem.

Vamos para mais uma dica:

Incentive-as a cozinhar em família. Envolva as crianças neste momento (claro, com toda a segurança), irá despertar o gosto da sua cozinha, incentivá-las a criar hábitos alimentares mais saudáveis, ensinar química, sentido de responsabilidade, higiene, cuidado, autonomia e respeito pelo próximo. Além disso, ainda compartilha momentos deliciosos e divertidos!

Gostou? Então coloque em prática e ajude as crianças ao seu redor a aprender com mais diversão e facilidade. 

[Fonte: Leiturinha] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter