Vem saber como deixar os cálculos matemáticos mais fáceis

Vem saber como deixar os cálculos matemáticos mais fáceis

Publicado em: 20 / 03 / 2021


É truque! Tem uma charada que ficou muito conhecida, com uma simples pergunta: “o que acontece na sua cabeça quando você calcula 27 + 48?”.

-Ta... cheguei aos 75! Onde está o problema?

Ok, ok, faremos uma explicação melhor. Essa conta "bombou" nas redes sociais, pois a proposta não é avaliar quem consegue os resultados certos, mas sim avaliar como as pessoas pensam para resolver problemas, sem a ajuda de papel e caneta, muito menos de um computador.

É claro que cada um tem seu próprio método de contagem. Todo mundo que já estudou matemática - mesmo que não tenha simpatia pelo assunto - sabe que existem muitas técnicas para melhor absorver os conceitos da ciência dos números.

Quando tivermos dominado esses macetes e resolver cálculos - que parecem impossíveis - de cabeça, iremos inspirar uma sensação peculiar de vitória.

Nós separamos alguns para te mostrar.

Por exemplo, como é possível descobrir se um número é múltiplo de três?

Fácil!

Por mais que o número seja gigante é só somar todos os algarismos que o compõem para chegar à resposta desejada. Se o resultado for um número que pode ser dividido por três significa que o número enorme também é.

E para calcular porcentagens quebradas, também de cabeça, hein?

– Afe!

Calma que é fácil também!

Um redator publicitário do Reino Unido revelou um truque bem simples: basta inverter a conta. Quanto é 75% de 4? Inverta e a resposta fica mais fácil: 3. Vejamos se você “pegou” a ideia: quanto é 18% de 50?

E para calcular multiplicações grandes sem precisar usar papel e caneta, hein?

Por exemplo, como descobrir se o número é múltiplo de três? Simples!

Não importa o tamanho do número, basta somar todos os algarismos que compõem o número para obter a resposta de que você precisa. Se o resultado for um número que pode ser dividido por 3, significa que o grande número também é.

Para calcular a porcentagem quebrada de cabeça? Calma que não é difícil!

Um redator britânico revelou uma técnica muito simples: basta inverter conta. Quanto é 75% de 4? Invertida, a resposta fica mais fácil: 3. Vamos ver se você entende a ideia: O que é 18% de 50?

Grandes multiplicações podem ser calculadas sem papel e caneta e nós vamos te contar como:

A maneira mais fácil de obter o resultado é dividir o primeiro número por dois e, em seguida, multiplicar o segundo número por dois para obter uma explicação mais simples.

Viu? É simples!


[Fonte: Revista Galileu] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter