VAI TER MENOS PICANHA NO CHURRAS: PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA NO BRASIL PODE ENCOLHER POR CAUSA DO CLIMA

VAI TER MENOS PICANHA NO CHURRAS: PRODUÇÃO DE CARNE BOVINA NO BRASIL PODE ENCOLHER POR CAUSA DO CLIMA

Publicado em: 05 / 04 / 2024


Galera, segura essa: parece que o famoso churras de domingo pode ficar um pouco mais magro nos próximos anos.

Um estudo fresquinho da Orbitas tá dizendo que a produção de carne bovina no Brasil pode encolher uns 25% até 2050, tudo por conta das mudanças climáticas.


Clima X Churrasco: Uma Rixa Antiga

O papo é o seguinte: com o mundo todo de olho nas mudanças climáticas, o Brasil pode ter que dar uma segurada na produção de carne. O estudo analisou um montão de fatores, tipo políticas mais duronas sobre o clima e uma galera optando por comidinhas mais sustentáveis e viu que isso pode mexer com a indústria da carne de um jeito bem sério.


O Que Tá Pegando?

- Políticas climáticas pegando no pé

- Regulamentações internacionais apertando o cerco

- A tecnologia climática acelerando

- Mercados emergentes se ajustando às mudanças climáticas


E aí, a demanda por carne de ruminantes (tipo vacas e ovelhas) pode cair pra caramba, tanto aqui quanto lá fora.


E as Terras, Como Ficam?

Com todo mundo querendo fazer a sua parte pra salvar o planeta, a briga por terras vai ficar mais acirrada. Políticas contra o desmatamento e incentivos para conservar terras podem dar uma reduzida nas pastagens, o que significa preço do terreno nas alturas e custo de produção lá em cima.


E os Produtores?

Se a turma da carne não se tocar e começar a usar novas tecnologias e práticas de gestão sustentável, pode perder uma grana. E quem tá mais por fora da tecnologia e longe da infraestrutura essencial pode começar a sentir o baque já em 2030.


Mas Nem Tudo Está Perdido

O estudo também fala que investir em Gestão e Licenciamento Ambiental e adotar práticas de gestão da terra focadas na sustentabilidade pode virar o jogo. Isso sem falar na diversificação de receitas, que pode ser uma saída inteligente.


A Moral da História

Para os pecuaristas pegarem essa onda das mudanças climáticas sem tombar, vai ser preciso uma forcinha dos financiadores e do governo. Investir em práticas sustentáveis e diversificar a grana é o caminho.


Pra Você Que Quer Ir Além

Se você tá afim de mergulhar de cabeça nesse mundo de sustentabilidade e entender como a gestão ambiental pode fazer a diferença, tem uns cursos que são a sua cara. O curso de Gestão e Licenciamento Ambiental da UNIVÉRSILA pode te dar aquele upgrade no conhecimento e te ajudar a fazer a diferença no planeta.


E aí, bora fazer parte da mudança e garantir que o churrasco de domingo continue firme e forte? 


Referência: CNN BRASIL. Produção de carne bovina no Brasil pode cair 25% até 2050 por respostas às mudanças climáticas. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/producao-de-carne-bovina-no-brasil-pode-cair-25-ate-2050-por-respostas-as-mudancas-climaticas/. Acesso em: 04 abr. 2024.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter