Uso do cigarro eletrônico aumenta as chances de doenças nas vias aéreas, diz estudo

Uso do cigarro eletrônico aumenta as chances de doenças nas vias aéreas, diz estudo

Publicado em: 02 / 06 / 2021


Ouviram-se muitas coisas sobre o uso de cigarros eletrônicos como recurso para combater o tabagismo e ajudar as pessoas a se livrarem da dependência dos cigarros tradicionais, certo? Será?

Sim, mas um estudo recente conduzido por pesquisadores americanos sugere que tais recursos podem piorar a saúde das pessoas que tentam se livrar do desejo de fumar.

-Vishh ... mas o que os cigarros eletrônicos podem causar? Não é este pequeno gadget que contém muito pouca nicotina o suficiente para "enganar" o cérebro dos fumantes?

Você está errado!

Matthias Salathe, professor de enfermagem médica da Universidade do Kansas, explicou que sim, pode haver menos nicotina, mas não há filtro como os cigarros tradicionais. Isso significa que um único uso de cigarros eletrônicos é suficiente para fazer o trato respiratório aceitar mais nicotina do que os cigarros comuns.

-Oi?

Isso mesmo!

Segundo pesquisadores, o uso de cigarros eletrônicos dificulta a passagem do muco pelas vias aéreas. Essa doença é chamada de "disfunção mucociliar" (sintoma comum em doenças pulmonares, como asma e fibrose cística).

Não para por aí.

O uso desse aparelho aumenta ainda mais o risco de bronquite, pois a desidratação do líquido torna o muco mais espesso e torna os brônquios mais suscetíveis a infecções.

Enfim, resumindo...

O uso de cigarros eletrônicos só prejudicará quem tenta parar de fumar ou acredita que fumar não afetará sua saúde.

Sim. muito! Pode causar muitas doenças relacionadas ao trato respiratório.

[Fonte: Revista Galileu] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter