UNESCO Proclama 4 de Março como Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável

UNESCO Proclama 4 de Março como Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável

Publicado em: 02 / 03 / 2024


Em uma decisão histórica tomada durante a Conferência Geral em novembro de 2019, a UNESCO estabeleceu o dia 4 de março como o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável. Essa proclamação visa ampliar a conscientização global sobre a importância da engenhari

A engenharia, com suas diversas ramificações, desempenha um papel vital na inovação e na implementação de soluções que visam a melhoria da qualidade de vida em todo o mundo. Desde a criação de infraestruturas resilientes e sustentáveis até o desenvolvimento de tecnologias limpas e eficientes, os engenheiros estão na linha de frente na luta contra as mudanças climáticas e na busca por um futuro mais sustentável.


A UNESCO reconhece que, para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, é imperativo contar com a expertise, a criatividade e a inovação dos engenheiros. A celebração do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável serve não apenas para destacar a importância dessa profissão, mas também para inspirar jovens, especialmente mulheres e meninas, a seguir carreiras e se especializar em engenharia.


Através dessa iniciativa, a UNESCO busca fomentar um diálogo global sobre políticas públicas que incentivem a pesquisa e a educação em engenharia, enfatizando a necessidade de soluções que sejam não apenas tecnologicamente viáveis, mas também economicamente acessíveis e ecologicamente sustentáveis.


Com a proclamação deste dia, a UNESCO reafirma seu compromisso com o avanço da engenharia como um processo essencial para o desenvolvimento sustentável e convida governos, instituições acadêmicas e o setor privado a se unirem nesta missão, reconhecendo o papel fundamental que a engenharia desempenhará no futuro do planeta.


Referência: UNESCO -  "UNESCO proclaims 4 March as World Engineering Day for Sustainable Development".

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter