Trabalhar e ver os filhos crescerem: com planejamento dá para conciliar

Trabalhar e ver os filhos crescerem: com planejamento dá para conciliar

Publicado em: 31 / 05 / 2021


Ao apenas pensar em conciliar o cotidiano profissional com o cuidado dos filhos, o corpo até arrepia, não é?

Pois é, não é fácil.

É quase impossível encontrar um pai que não tenha faltado à reunião de pais por causa de um encontro com o chefe ou que não possa assistir a uma apresentação de teatro por causa de uma viagem de última hora.

Este assunto atraiu a atenção de dois estudiosos: Stewart D. Friedman e Jeff Greenhouse. Há cerca de 20 anos, os dois entrevistaram cerca de 900 profissionais com idades entre 25 e 63 anos e decidiram retomar a pesquisa.A razão? A sociedade está prestando cada vez mais atenção à saúde mental e o objetivo principal é estimular a reflexão.

Os resultados desta pesquisa foram publicados no livro "Trabalho e família: Aliados ou Inimigos?", em 2000. No livro, o aspecto de avaliação do livro vai muito além do tempo que os pais passam no dia de trabalho.

E essas reflexões continuam nos dias atuais.

Embora a maioria dos estudos disponíveis estejam relacionados ao tempo despendido em atividades de trabalho ou atividades familiares, suas pesquisas são mais aprofundadas: a forma como os pais valorizam sua própria carreira e família, e a importância do trabalho e as formas em que o psicológico faz intervenção do trabalho na família.

O estudo concluiu que quando os pais pensam que não importa quanto tempo a família trabalhe, que devem primeiro considerar a vida familiar, a saúde emocional dos filhos melhorará significativamente.

Além disso, quando os pais veem o trabalho como uma fonte de desafios pessoais, criatividade e diversão, a situação geral da criança também será melhor.

A partir de suas observações, Friedman e Greenhouse convidaram os pais a refletirem sobre como sua profissão afeta a saúde mental de seus filhos.

Eles ressaltaram que o foco deve ser o valor do trabalho e as formas criativas de estar com as crianças, física e psicologicamente, sem ter que gastar mais tempo com isso.

Chegou então a uma conclusão polêmica: Os dois disseram que a falta de tempo (que costuma ocorrer no mundo de hoje) não é necessariamente o problema. Segundo os cientistas, o segredo está em como os pais passam o tempo livre com os filhos.

O que você acha disso?

[Fonte: https://epocanegocios.globo.com] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter