Terapia anticâncer aguarda para ser implementada no Brasil

Terapia anticâncer aguarda para ser implementada no Brasil

Publicado em: 18 / 04 / 2021


A mais nova alternativa da Medicina: terapia celular voltada para o combate ao câncer, doença que mata milhões.


E, se você acha que estamos falando sobre recursos que estão disponíveis fora do mundo real, longe dos países do primeiro mundo, você está errado. A terapia celular nos casos de linfoma não-Hodgkin vem sendo testada aqui no Brasil, mais especificamente, no Centro de Terapia Celular do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (CTC-Fapesp-USP).

Isso é ótimo, não é?

Sim, para que você entenda como funciona o tratamento, diremos que este tratamento personalizado é desenvolvido a partir das células de defesa do próprio paciente.

Claro, esse método já é usado com sucesso nos Estados Unidos e na Europa há algum tempo, mas agora chegou ao Brasil.

A tecnologia aqui utilizada é 100% nacional e poderá ser fornecida gratuitamente pelo SUS em um futuro próximo.

Mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que a tecnologia seja oficialmente aprovada (não queremos ser iludidos).

Dimas Tadeu Covas, hematologista e coordenador do CTC (e um dos responsáveis ​​pelo desenvolvimento da tecnologia), revelou a ambigüidade quanto à novidade do tratamento. Ele está otimista com os resultados, mas expressou preocupação por temer que a aprovação da terapia de referência no Brasil seja adiada.

O médico disse: “Quando a gente abre a porta da esperança, não tem como fechá-la. Mas é preciso agilizar o processo. É estratégico para o país pensar nessa situação e tomar uma decisão: nós vamos transformá-lo em uma espécie de Produto, iniciar um estudo clínico e chegar a um acordo com a agência reguladora ”, acrescentou.

Nós da Universila estamos na torcida para que seja aprovado, oficialmente, o quanto antes, e que por meio deles muitas pessoas se livrem do câncer.


[Fonte: Estadao.com.br // Saúde] 


Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter