Sondagem educacional revela que pouco mais da metade dos estudantes brasileiros concluem o ensino médio na idade certa. Meta para 2022 é que 69% atendam ao requisito

Sondagem educacional revela que pouco mais da metade dos estudantes brasileiros concluem o ensino médio na idade certa. Meta para 2022 é que 69% atendam ao requisito

Publicado em: 10 / 03 / 2016


Um levantamento feito pelo Movimento Todos Pela Educação (TPE) revelou que pouco mais da metade dos jovens brasileiros conclui o ensino médio na idade certa.

Fazendo uso de dados coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014, o estudo revelou que 56,7% dos alunos com até 19 anos estão formados no ensino médio. Comparados a 2013, os números revelam um avanço de 2,4 pontos porcentuais.

No entanto, a Educação no Brasil ainda se movimenta a passos lentos. De acordo com as metas estabelecidas pelo Movimento, para que pudéssemos cumprir o objetivo proposto (o de ter 90% dos estudantes com o ensino médio completo até os 19 anos) seria preciso que 69% dos nossos estudantes estivessem prontos para a universidade um ano após terem completado a maioridade (a intenção é atingir esse patamar até 2022).

Ainda assim, o levantamento indica que há uma tendência de melhora. Uma análise detida dos últimos dez anos revelou que o Brasil avançou 15,4 pontos na taxa. Isso significa que, em números absolutos, o número de estudantes que concluíram o ensino médio em 2013 e 2014 aumentou de 1.442.101 jovens para 1.951.586.

Agente promotor da Educação no país, a Universila torce para que esses números aumentem a cada nova avaliação e que cada vez mais estudantes estejam prontos para ingressar no ensino superior na idade tida como a mais adequada.

[Fonte: Veja.com / Educação] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter