Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio

Publicado em: 01 / 09 / 2020


Saiba mais sobre a campanha do Setembro Amarelo.

Esta é uma campanha que visa prevenir o suicídio.

Especificamente, registramos mais um "Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio" no dia 10.

Esse registro é necessário?

Sim, ele é! Todos devem entender esse problema e a necessidade de ajudar a pessoa que está o enfrentando (assim como as pessoas com esse tipo de pensamento percebem o mais rápido possível - quando precisam pedir ajuda).

O número de casos de suicídio no Brasil e no mundo é chocante! Dados oficiais mostram que o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo e a segunda maior entre pessoas de 15 a 34 anos. No Brasil, ocorrem cerca de 32 mortes por suicídio todos os dias.

A Campanha Setembro Amarelo é uma campanha de iniciativa conjunta do Centro Valalisa Avida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o suicídio, uma das dez principais causas de morte no mundo.

Por muito tempo, o "tema suicídio" foi considerado tabu. Portanto, é imprescindível que campanhas como o “Setembro Amarelo” sejam realizadas para que as pessoas - como já dissemos acima - entendam a gravidade da situação e, o mais importante, que essa possa ser evitada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% dos casos de suicídio são evitáveis. Muitas vezes, apenas o fato de conversar com alguém pode mudar completamente a situação.

No âmbito da campanha de sensibilização do público, foram realizadas ao longo do mês de setembro várias atividades, como a iluminação de edifícios e monumentos importantes a amarelo para relembrar o movimento e perceber os motivos de forma mais clara, palestras, caminhadas e distribuição de folhetos.

[Fonte: www.biologianet.com] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter