Serviços móveis de imagem registram 169 mil exames realizados no Rio

Serviços móveis de imagem registram 169 mil exames realizados no Rio

Publicado em: 20 / 04 / 2015


De acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, os serviços móveis de diagnóstico por imagem do chegaram a 169 mil procedimentos realizados.


Dois tomógrafos, uma ressonância magnética e um mamógrafo móveis, que funcionam em carretas especiais e reúnem investimentos de R$ 13,4 milhões, são os responsáveis pelos números inéditos no país. 
Os equipamentos foram inaugurados para suprir a carência de regiões onde o acesso a exames de imagem na rede pública de Saúde é inexistente ou incapaz de atender à demanda. 
Em agosto de 2010, o Estado colocou na estrada a ressonância magnética, que já percorreu 27 municípios, atendendo 29.498 pacientes e realizando 35.063 exames. 
No ano seguinte, foi inaugurada a segunda unidade itinerante de tomografia móvel que, junto com o primeiro aparelho, já rodou todo o estado, atendendo 81.858 pacientes e realizando 110.883 procedimentos. Em dezembro de 2013, a população fluminense ganhou o mamógrafo móvel, responsável por fazer, até o momento, 15.790 mamografias, 7.888 ultrassonografias e 261 biópsias. 
"Os serviços móveis de imagem facilitam o acesso da população do interior ao diagnóstico de problemas de saúde. Muitos pacientes não conseguiam tratar suas doenças porque não sabiam o que tinham. Pessoas que sofriam já há muito tempo pela pouca ou nenhuma oferta 

desses exames em seus municípios agora têm a possibilidade de realizá-los. Além disso, eles não precisam mais se deslocar para os grandes centros urbanos para fazer os procedimentos", disse o coordenador dos Serviços Móveis de Imagens da Secretaria de Saúde, Jorge Ataualpa.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter