Será que você é um profissional tóxico?

Será que você é um profissional tóxico?

Publicado em: 13 / 06 / 2021


Veja as atitudes que devem ser evitadas no ambiente de trabalho.

Na mesma empresa, no mesmo departamento, ou mesmo na mesma equipe, é possível encontrar os mais diferentes (ou opostos) atuando juntos.

Como administrar essas diferenças para facilitar o fluxo de trabalho, de forma a completar a tarefa e conquistar a vitória de todos?

Um bom começo é olhar para si mesmo.

Não, não estamos falando de comportamento profissional pautado pela própria vontade do umbigo, mas de fazer uma avaliação consciente e sincera da forma como a equipe profissional está formada.

Vamos propor uma avaliação muito rápida, responda com sinceridade.

Será que você é um profissional tóxico?

- Como assim?

Deixe-nos dar alguns exemplos para que você possa entender melhor ...

Em um ambiente de trabalho, não é difícil encontrar aquele colaborador com o perfil "sabe tudo". Existe algo mais chato? Fala sério! Tudo o que sabe, tudo é melhor que os outros. A trajetória profissional do arrogante fica bastante comprometida, pois, quando ele se recusa a aprender, acaba demorando para crescer (ou pode nem mesmo acontecer). A arrogância torna as pessoas surdas, impede que compartilhem conhecimentos, impede que se adaptem às mudanças e, como um todo, tratam os outros com uma atitude superior, o que acaba prejudicando o relacionamento como um todo. Para o ambiente onde o mandamento deve ser a colaboração e o trabalho em equipe, não há nada pior do que isso, né?

Continuamos com o perfil "reclamão". nosso! Que criatura chaaaataaa! Pra essa pessoa nada é suficiente. Seu passatempo favorito é deixar muito claro que todo mundo tem as mais diversas falhas. Não seja esse ser! A crítica é sempre (e deve) ser bem vinda, mas, na equipe de trabalho (e ao longo da vida, né? Vamos combinar...), é preciso ser pró-ativo e construir soluções com colegas e gestores.

Ah, e tem o "depois eu faço". Pelo amor de Deus! Procrastinação, não! É o maior ladrão profissional e de fortunas do mundo. Nem falaremos muito sobre esse perfil. Se você é o tipo de pessoa que arrasta tudo até o último momento e sempre se atrasa para as tarefas, vale lembrar que esse comportamento não afetará apenas a sua eficiência no trabalho. Isso atrapalha o andamento de todo o departamento (ou atrapalha o trabalho diário das pessoas que o acompanham em projetos relacionados).

Terminaremos com "pata de elefante"... Já explicamos pra você! É o contrário daquela pessoa que, quando vai trabalhar, sente alegria e prazer em estar lá. Para saber se você se encaixa nesse (ruim) perfil, a pergunta que temos que fazer é: você costuma cumprimentar colegas? É respeitoso? Ou fala com as pessoas de qualquer jeito?

Pense nisso e veja se você exibe um desses comportamentos em seu ambiente de trabalho.

Confie em mim, todo mundo perde!

[Fonte: Exame.com] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter