Seja positivo(a)!

Seja positivo(a)!

Publicado em: 17 / 10 / 2015


- Olha lá, fulano(a) está sempre rindo! Por que raios ele(a) está s-e-m-p-r-e tão feliz? Que irritante! Será que essa pessoa nunca tem problemas? - Ah, vai ver ele(a) é falso(a) e fica rindo assim só para parecer legal e conquistar as pessoas. Ali na frente vai pedir algo, pode esperar...

Quantas vezes você já não ouviu uma conversa assim, foi convidado(a) a participar dela ou, pior, você mesmo(a) a começou?

Já parou para pensar sobre o porquê do surgimento da irritação diante de uma demonstração de alegria?
 
Muito provavelmente porque a pessoa que puxou a conversa seja um(a) incorrigível pessimista. Aliás, pessimista é uma palavra até  que agradável para substituir uma outra, mais adequada embora mais dura: negativa.

Os que se incomodam com a felicidade alheia, em geral, são pessoas negativas, para as quais tudo está ruim, sempre a um passo de piorar e muito. Conviver com esses "depósitos de sentimentos ruins" é muito difícil, é quase um exercício de paciência. Sim, porque elas estão sempre se lamentando de algo, ainda que tenham ao alcance das mãos tudo o que necessitam para viver bem e em paz.

Se a pessoa a crucificar os(as) felizinhos(as) é você, pode parar tudo agora. Repasse toda a sua trajetória até aqui, reveja seus passos e pense muito bem onde (e, principalmente, de que forma) deseja chegar. Reclamando de tudo e de todos, com alguma dedicação, você pode até alcançar um degrau interessante na vida profissional, mas e a sua saúde como estará? Construir um bom padrão de vida e não ter condições mínimas de aproveitá-lo beira a inutilidade, não? Quem, afinal, deveria ser a primeira pessoa a usufruir o que o suor e o trabalho construíram?

E os amigos? Os colegas de trabalho? Você acha que alguém gosta de ficar perto de pessoas negativas, que só falam em desgraças, passam a vida lamentando e maldizendo os outros? Você já devia saber que, no mundo corporativo, é tônica inquestionável que a colaboração é o caminho mais seguro para alcançar o sucesso. Logo, você precisará de pessoas junto a você para que o grupo consiga chegar a um lugar agradável para todos.

Isso significa que sendo negativo(a)/pessimista e afastando as pessoas do seu entorno, você está boicotando a si mesmo(a), está atrasando a sua própria caminhada.

Já parou para pensar nisso?

Então pense!

Pare de reclamar! Afaste do seu convívio direto pessoas que tenham essa característica! Tenha em mente que nenhuma situação de desconforto vai durar para sempre. E que as adversidades que você tem enfrentado serão, futuramente, ferramentas valiosas para o seu crescimento pessoal e profissional.

Aquela pessoa, "sempre feliz", que te irrita tanto, também tem problemas, evidentemente. Mas sabe que a postura diante das adversidades é cinquenta por cento da resolução de qualquer problema. 

Então, quando a encontrar de novo, chame para um café, um sorvete, e converse despretensiosamente. Observe como, para essa pessoa, as coisas fluem melhor.

Diz-se que (assim como os otimistas) pessimistas assim o serão pela vida toda e não há nada que possa modificá-los. Mas se você for um deles, por que não tentar?
 
Voltando ao ser humano que te tira do sério quando você cruza com "tamanha simpatia gratuita", a frequência energética em que essa pessoa está é tão diferente da sua que, muito provavelmente, ela nem lembre que existe um nome específico para o comportamento dela diante da vida: inteligência emocional.

A Universila pergunta: como vai sua?

[Fonte: Portal Administradores]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter