Saiba elaborar um CV que atraia os recrutadores

Saiba elaborar um CV que atraia os recrutadores

Publicado em: 01 / 07 / 2016


Você, enfim, terminou aquele curso que queria tanto fazer a e agora se sente livre para voar por aí, pelo mercado afora, oferecendo suas capacidades profissionais, bem confiante de que vai conseguir AQUELA super vaga!

Calma, passarinho. Pousa aí que a gente precisa conversar.

Claro que estamos torcendo para que você, realmente, consiga realizar exatamente tudo que planejou, maaassss...vamos trocar umas ideias antes.

Primeira pergunta: você sabe elaborar um currículo atrativo?
 
É, tá achando que é simples? Não se trata apenas de colocar no papel os investimentos que você vem fazendo em prol da sua carreira, não! Existe toda uma "ciência" por trás de um "currículo ímã de recrutadores".

É por isso que nós, da Universila, vamos te passar algumas dicas para que você possa elaborar a sua melhor representação em papel. Não se esqueça que é o seu "cartão de visitas", portanto, preste atenção!

Dica número um: tenha objetivo claro. Estamos em uma época de especialização crescente e empresas têm buscado profissionais com competências cada vez mais específicas para resolver os seus problemas. O que isso significa? Que a "parte embromação" pode - e deve - ficar de FORA do seu currículo. Elimine o que não é relevante para o cargo que você intenciona e seja preciso(a) nas informações oferecidas. É dessa forma que você pode conseguir chamar a atenção dos recrutadores. Lembre-se: eles não têm tempo a perder, especialmente nesses tempos de crise e de poucos recursos. Currículos, digamos, muito "triviais", do tipo que transparece que o candidato está disponível "para qualquer coisa", são os primeiros a ser descartados.
 
Quantidade não é sinônimo de qualidade. De novo, só inclua no seu currículo o que for relevante para a posição que você deseja na empresa. E, mais uma vez, selecionadores não têm tempo para perder lendo sobre um curso de redação que você fez há cinco anos e achou que pudesse ser importante para a vaga de analista de finanças. Só vale a pena mencioná-lo se o curso foi de redação para profissionais do mercado financeiro, por exemplo. Prepare seu rol de competências e habilidades de forma curta e limpa. E diga o máximo, com o menor número possível de palavras, em até duas páginas.

Crie versões do seu CV para atender às diferentes exigências de cada contratante. Ajustar o currículo às especificidades da vaga (em vez de elaborar um único CV e usá-lo em todos os processos seletivos) aumenta - muito! - a pertinência da sua candidatura.

Ofereça informações embasadas. De acordo com especialistas, currículos que trazem comprovações sobre aptidões, experiências e resultados ganham pontos no quesito "atratividade". Ah, você quer um exemplo? Vamos a ele. Suponhamos que você tem inglês fluente. Ao abordar esta sua característica mencione um certificado de proficiência na língua. Ah, você alavancou as vendas do setor no seu último emprego? Dê a porcentagem de crescimento que você ajudou a promover. Seu currículo chamará mais atenção à medida que oferecer dados.

E, claro, não minta. Se por exemplo, o seu nível de inglês for intermediário, não diga que ele é avançado. Saiba que basta chegar a etapa da entrevista para que candidatos que exageram habilidades no currículo sejam desmascarados. E bem rápido. Logo, evite o desgaste que tal atitude promoveria à sua reputação perante o mercado.
 
Tudo anotado? Então agora pode voar, passarinho.

Maasss - sem esquecer a recomendação da Universila - com foco, ok?

[Fonte:  Exame.com / Carreira] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter