Quer se destacar na entrevista de emprego? Leia e aprenda como!

Quer se destacar na entrevista de emprego? Leia e aprenda como!

Publicado em: 01 / 06 / 2016


Os tempos estão difíceis no mundo do emprego e o mar, definitivamente, não está para peixe, como diz o antigo ditado, não é mesmo?

As enormes filas formadas em frente a órgãos governamentais que selecionam candidatos para vagas de atividade laboral dão uma pista de que a coisa, realmente, está difícil e que os índices de desemprego sobre os quais ouvimos falar no noticiário não são exagero alarmista.

Pois bem. Nesse cenário terrível você conseguiu uma entrevista e vai tentar aquela vaga que tanto deseja. O que fazer para conquistá-la?

A primeira coisa é respirar beeeemm fundo e pensar com calma no que vai dizer quando estiver diante do(a) recrutador(a).

Claro que é fundamental ter conhecimento técnico para tal e, sem brincadeira, eis uma competência sobre a qual nem vamos falar a respeito.

O assunto aqui é: o que falar/ fazer na hora da entrevista?

Fato é que, justamente neste momento - crucial - é identificado o alinhamento (ou não) entre as habilidades comportamentais do(a) candidato(a) e as expectativas da companhia.

Pois bem, como garantir boas probabilidades de conquistar a vaga então?

Vão aqui algumas dicas. Anote todinhas aí!

Seja coerente, por favor! Antes de entrar na sala da entrevista, tenha em mente - de forma bem clara - os motivos que o(a) levaram a disputar a vaga em questão. Objetividade e coerência são pontos importantes para contar a seu favor na hora da escolha do(a) recrutador(a). A empresa vai querer ter conhecer melhor e, então, você poderá avançar no processo de seleção.

Saiba discorrer, objetivamente, sobre os resultados que já alcançou em suas experiências profissionais anteriores.

Esta aqui é importante. Por mais que, em sua experiência anterior, tenham "pisado no seu pé", "sequestrado sua bolacha recheada" ou "colocado água no seu café", jamais fale mal dos antigos gestores na empresa atual. J-a-m-a-i-s, entendeu? Isso, definitivamente, não pega nada bem!

Antes de ir para a entrevista, pesquise sobre a empresa, tenha informações sobre a companhia na qual pretende atuar. Isso cria empatia com o(a) recrutador(a).

Sabemos que, por si só, o momento da entrevista é uma circunstância em que a ansiedade está em níveis estratosféricos. Nesses tempos de desemprego crescente então, a inquietação fica maior ainda. No entanto, faça um esforço (nem que precise ser hercúleo) para manter a tranquilidade. Fácil? Sabemos que não é! Mas vale tentar...

Cuidado com o excesso de perguntas para o(a) entrevistador(a). Lembre-se de quem está entrevistando quem. Claro que você pode (e deve!) tirar todas as suas dúvidas sobre a companhia, mas preste atenção para que seu discurso não revele possíveis restrições ou preocupações desnecessárias.

Por fim, esteja seguro(a) do que deseja. Acredite, o(a) recrutador(a) vai notar logo se você não estiver. A empresa deseja ter em seu quadro funcional alguém que, realmente, quer trabalhar lá. E vale acrescentar que usar uma nova oportunidade de ocupação para conseguir uma contraproposta na empresa em que você está (se este for o caso) só vai fechar possíveis futuras portas profissionais, além de criar uma situação desagradável no seu emprego atual.

Ah, e tem mais uma última dica! Importantíssima!

Não minta!

Entenda: qualquer (q-u-a-l-q-u-e-r) informação que você der que não corresponder ao que realmente você vivencia (ou vivenciou) vai manchar todo o seu currículo. Todinho! Ou você acha que, se houver alguma dúvida, o(a) recrutador(a) não vai averiguar a veracidade do que você disse? E aí, olha, pode dar adeus às suas chances!

Se você está em busca de um novo posto de trabalho, registre bem essas dicas que A Universila separou para você e...boa sorte!

[Fonte: Você S/A - Carreira]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter