Pular café da manhã pode ser uma das causas das obesidades, diz estudo da USP

Pular café da manhã pode ser uma das causas das obesidades, diz estudo da USP

Publicado em: 24 / 01 / 2021


Estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e seis outros países europeus mostrou que adolescentes que "pulam o café da manhã" têm maior chance de desenvolver obesidade.

Você conhece uma pessoa que se encaixa nessa característica?

Ou até mesmo você?

Vale a pena entender que, de acordo com este estudo, a renúncia à chamada refeição mais importante do dia (por garantir a energia necessária nesse período) está diretamente relacionada ao aumento da circunferência abdominal e ao ganho de peso - o índice (IMC) nesta faixa etária.

Eita...

Sim, querido (a), sair de casa atrasado (a) e achar que não há problema em ficar sem comer... há sim, vários.

-Ah, mas eu não consigo comer nada de manhã. "Não desçe"!

Bem, olha, então é bom você começar a "falar sobre isso com o estômago".

Pois, como já dissemos, alocar a primeira refeição todos os dias vai causar um desequilíbrio na sua alimentação e, por fim, torná-lo sujeito a ganho de peso.

Elsie Costa de Oliveira Forkert, epidemiologista e pesquisadora do Grupo de Pesquisa YCare do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, disse: “Ao dispensar o café da manhã, milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo podem substituir uma alimentação mais saudável dentro de casa (lácteos, cereais integrais e frutas) pelo consumo, em cafeterias e lanchonetes escolares, de alimentos industrializados muitas vezes hipercalóricos e de baixo valor nutricional, como salgadinhos, doces e refrigerantes, o que está diretamente ligado ao desenvolvimento da obesidade

As consequências dos maus hábitos começam com a obesidade e levam ao aparecimento prematuro de problemas como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Ninguém quer isso, certo?

O foco está mais em reeducar especificamente crianças e adolescentes, mas não importa quantos anos você tenha, não perca o café da manhã!

[Fonte: Exame.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter