Prorrogação de curso de formação de professores pedida pelo MEC pode ter efeito contrário e fragilizar o processo

Publicado em: 13 / 07 / 2018
A carga horária dos cursos de formação de professores da Educação Básica vai aumentar.
A alteração é resultante do pedido que o Ministério da Educação fez ao Conselho Nacional da Educação (CNE).
Há três anos, o CNE determinou novas diretrizes para a formação de professores que incluem a ampliação da carga horária.
A proposta sugere que as licenciaturas passem de 2.800 horas para 3.200 horas, o que fará com que a duração dos cursos passe de três para quatro anos.
As regras já poderiam estar valendo em 2017, mas o MEC pediu prorrogação de um ano.
O novo prazo vence neste mês de julho, o que fez com que o governo – mais uma vez – solicitasse o adiamento. Ainda não se sabe por quanto tempo.
O motivo alegado para a alteração foi o de que os currículos de formação de professores precisam contemplar a base do ensino médio, que ainda está em construção.
O contraponto está, justamente, no possível desajuste provocado no lado mais importante dessa história: aquele que oferece o conhecimento aos docentes.
Membros do CNE advertem que os pedidos de adiamento do MEC podem provocar "desorientação" nas faculdades que oferecem cursos de licenciatura e, dessa forma, fragilizar a formação de professores.
[Fonte: G1// Educação]
Últimas Notícias
-
Saúde Mental: Entenda a Diferença entre Aceitação e Resiliência
A busca por uma vida com mais qualidade e bem-estar é constante, e a saúde mental tem se revelado um pilar central nessa jornada
-
E-commerce: Quais Estratégias Digitais o Profissional de Negócios Precisa Dominar para estar à frente da Revolução Digital?
O cenário do comércio mudou drasticamente nos últimos anos, e um dos movimentos mais expressivos foi a explosão do e-commerce, impulsionada significativamente pelos eventos recentes.
-
Saúde Mental na Era Digital: Jovens Conectados, Mentes em Alerta
As redes sociais viraram parte do dia a dia, especialmente para os jovens.