Professores do ciclo de alfabetização recebem material de apoio do MEC

Publicado em: 28 / 07 / 2016
A etapa da alfabetização é uma das mais importantes da vida de qualquer um de nós, certo? É quando passamos a ter contato com as letras e conseguimos "ler o mundo".
Para que este processo de desenvolva da melhor maneira possível é fundamental que a criança em idade de alfabetização tenha por perto um(a) professor(a) devidamente habilitado(a) para esta missão.
Pensando nisso, o MEC disponibilizou material de apoio para professores do ciclo referido.
Trata-se do Praler, iniciativa do Ministério da Educação associada às políticas educacionais de investimento no processo de alfabetização no início da escolarização.
O objetivo é oferecer um curso de formação continuada para complementar as ações já em desenvolvimento na Secretaria Executiva de Estado de Educação (Seduc) e dinamizar o processo educacional relativo à aquisição e aprendizagem da leitura e escrita da língua materna.
O programa também intenciona resgatar e valorizar as experiências e os saberes do(a) professor(a), assim como busca como promover a reflexão sobre a ação educativa, de forma que ele seja sujeito do processo educacional sob sua responsabilidade.
A proposta pedagógica supracitada privilegia o desenvolvimento da consciência fonológica do sistema da língua (a correspondência fonema-grafema) e a construção de procedimentos mais amplos de leitura, a partir do convívio intenso dos alunos com textos de diversos gêneros.
[Fonte: O Incrível Zé]
Pensando nisso, o MEC disponibilizou material de apoio para professores do ciclo referido.
Trata-se do Praler, iniciativa do Ministério da Educação associada às políticas educacionais de investimento no processo de alfabetização no início da escolarização.
O objetivo é oferecer um curso de formação continuada para complementar as ações já em desenvolvimento na Secretaria Executiva de Estado de Educação (Seduc) e dinamizar o processo educacional relativo à aquisição e aprendizagem da leitura e escrita da língua materna.
O programa também intenciona resgatar e valorizar as experiências e os saberes do(a) professor(a), assim como busca como promover a reflexão sobre a ação educativa, de forma que ele seja sujeito do processo educacional sob sua responsabilidade.
A proposta pedagógica supracitada privilegia o desenvolvimento da consciência fonológica do sistema da língua (a correspondência fonema-grafema) e a construção de procedimentos mais amplos de leitura, a partir do convívio intenso dos alunos com textos de diversos gêneros.
[Fonte: O Incrível Zé]
Últimas Notícias
-
Universila oferece Pós-graduação 100% EAD em Engenharia de Segurança do Trabalho
A Universila lança sua Pós-graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho, totalmente online, com 810 horas de carga horária e início imediato.
-
Vigilância Sanitária: Garantindo a Segurança dos Alimentos e Medicamentos
A vigilância sanitária é um componente essencial da saúde pública, responsável por assegurar que os alimentos e medicamentos consumidos pela população sejam seguros e de qualidade.
-
A Importância da Miologia Funcional na Reabilitação Física
Na reabilitação física, o conhecimento detalhado da miologia funcional desempenha um papel vital na recuperação eficaz dos pacientes