Produção acadêmica e internet: aliadas!

Produção acadêmica e internet: aliadas!

Publicado em: 11 / 03 / 2016


Você está fazendo pós-graduação e sente uma enorme dificuldade de lidar com o volume de informações que recebe a cada aula, especialmente para organizá-las com vistas ao trabalho final de curso?

Calma, nós vamos te ajudar a sistematizar seu cotidiano de estudos.
 
Como?

Simples, indicando ferramentas disponíveis na internet que vão te ajudar a aproveitar melhor o seu tempo, assim como planificar o seu trabalho.

Veja quais são elas:

- Scrivener: se você já passou por um TCC sabe bem o trabalho que dá organizar todos os textos, referências, gráficos e links que, não raro, acabam pulverizados no computador. Com funcionamento similar ao Word, aqui a proposta é juntar tudo isso em um único documento e ainda propiciar que você catalogue referências em pastas, evitando que elas se percam. Dessa forma é possível concentrar tudo o que necessário para a elaboração de uma tese em um único lugar.

- Drag andSearch: é uma extensão do Chrome. Com ela é possível fazer pesquisas na web de forma mais rápida, sem que seja necessário abrir uma janela de busca. Basta selecionar com o mouse a palavra sobre a qual deseja buscar mais informações e escolher em qual meio você deseja fazer a busca: Google, Wikipedia, Google Maps, Email, Flickr, Twitter e Youtube. Prático, não? E ágil também! 

- Mendeley: idealizada para gerar, automaticamente, referências bibliográficas dentro dos padrões da ABNT. Permite o acesso on-line de artigos onde quer que estejam e aindaindica outros textos - relevantes - com base no que está sendo lido.

- LaTeX: é uma ferramenta para escrever textos acadêmicos que exijam muitas fórmulas - já que traz diversos símbolos e fórmulas - sem apresentar problemas de formatação. A interface, visualmente falando, não é das mais simpáticas. A ideia é, justamente, distanciar o(a) autor(a) da apresentação visual da informação para que ele(a) se concentre em estrutura mais lógica e coerente na hora de escrever sua tese, dedicando-se ao enfoque nos capítulos, seções, ênfases e tabelas.

- Plagium.com: posto que a produção acadêmica é cada vez maior, não custa você usar esta ferramenta para checar se o trecho que decidiu referenciar no seu trabalho já não é "figurinha conhecida" de outras produções acadêmicas. Para pesquisar basta digitar o trecho desejado no campo de busca e o site indicará - em números percentuais - a coincidência entre os termos encontrados na internet.

- Biblioteca Digital Unificada Universila: permitindo acesso gratuito - e em texto completo - a bibliotecas digitais de mais de 5 mil instituições pelo mundo, a ferramenta permite a busca de artigos, trabalhos, teses e dissertações de várias universidades em um único lugar da rede mundial. Trata-se de excelente apoio para as tão necessárias pesquisas que precedem a elaboração do texto final. É só acessar https://biblioteca.universila.com.br/  e se conectar com o mundo. 

Agora que você já recebeu a indicação de apoios importantes para a sua produção acadêmica, acelere os motores e...mãos à obra!

A Universila te deseja boa sorte! 


[Fonte: Guia do Estudante]


Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter