Prêmio da Arquitetura concedido a mulheres: Pritzker!

Prêmio da Arquitetura concedido a mulheres: Pritzker!

Publicado em: 24 / 03 / 2021


No mês da mulher nos chega uma notícia pra lá de reconfortante: conheça o prêmio Pritzker.

O Prémio Pritzker (Pritzker) é o maior prémio da história da arquitetura. Esta é a primeira vez que as obras de duas senhoras, as irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara foram reconhecidas.

Desde que as duas modeladoras de ambiente físico desenvolveram o projeto para a Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima, no Peru, o foco do mundo arquitetônico mudou. Este enorme edifício é exótico, um composto pela arte de um antiga arquibancada de um estádio de futebol e muitos edifícios escalonados de dois níveis de diferentes tamanhos e formas.

Há dois anos, a organização da última Bienal de Arquitetura de Veneza (que rendeu as assinaturas de ambas) também fez com que as duas atraíssem a todos no mundo da arquitetura.

O recorde de grandes prêmios para mulheres no campo da arquitetura remonta a três anos, quando a espanhola Carme Pigem compartilhou a alegria de ganhar o Prêmio Pritzker com um parceiro da RCR Arquitetes.

Além disso, muito antes disso, a única vez que uma mulher ganhou um prêmio no mundo da arquitetura foi em 2004, quando o Prêmio Nobel da região foi concedido a Zaha Hadid.

Ter duas mulheres vencedoras do Pritzker é um passo importante para consertar o prêmio com questões de gênero, que vem acontecendo desde 1991. Naquela época, Dennis Scott Brown foi esquecida na vitória de seu marido e sócio Robert Venturi. Os detalhes são que eles assinaram vários projetos e livros juntos.

No discurso do juiz no 42º aniversário da premiação, a escassez de mulheres vencedoras não foi esquecida: de forma quase "desprezível", Barry Bergdall (curador do Museu de Arte Moderna) e André Ko Rea Durago (embaixador da voz do Brasil) declarou unanimemente que o arquiteto-chefe da Grafton Architects é um "pioneiro" e um "farol para outras mulheres".

O maior (e melhor) motivo para a dupla feminina ganhar o primeiro lugar nesse prêmio pode ser a maneira como elas entendem a carreira que escolheram seguir em sua vida.

O lema que usam geralmente é, sempre, "a terra como um cliente".

Como assim? Eles explicaram: "Muitas arquiteturas excluem fenômenos naturais, por isso é importante lembrar que a terra é bela e a luz do sol é ouro líquido."

Legal, não é? 

[Fonte: Folha Online // Ilustrada]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter