Preconceito contra obesidade atinge 7 em cada 10 pessoas no ambiente doméstico

Preconceito contra obesidade atinge 7 em cada 10 pessoas no ambiente doméstico

Publicado em: 09 / 02 / 2024


Um recente estudo revelou que o preconceito contra a obesidade é uma realidade dolorosa para muitos brasileiros. Segundo a pesquisa, 7 em cada 10 pessoas com sobrepeso ou obesidade sofrem algum tipo de discriminação dentro de suas próprias casas pelo menos uma vez por mês.

A pesquisa, que buscou entender a prevalência e os impactos do preconceito contra a obesidade, descobriu que esse tipo de discriminação é comum e pode ter efeitos devastadores na saúde mental e física dos indivíduos afetados.


Os dados mostram que o preconceito não está restrito a ambientes públicos ou locais de trabalho, mas também se manifesta no ambiente doméstico, onde as pessoas deveriam se sentir mais seguras e aceitas.


Os pesquisadores alertam para a necessidade de conscientização sobre a obesidade, uma condição de saúde complexa que não deve ser motivo de vergonha ou discriminação. Eles também enfatizam a importância de oferecer apoio emocional e psicológico adequado para aqueles que enfrentam o preconceito relacionado à obesidade.


O estudo é um lembrete de que a luta contra a discriminação e o preconceito requer esforços contínuos e abrangentes, e que a aceitação e o respeito devem começar em casa.


A obesidade é uma questão de saúde pública no Brasil, onde cerca de 20% da população é obesa, segundo dados do Ministério da Saúde. É crucial que a sociedade brasileira se conscientize sobre a gravidade do preconceito contra a obesidade e trabalhe para criar um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todos.


Referência: Ministério da Saúde, Brasil. Vigitel Brasil: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter