Pomadas fitoterápicas são muito eficientes para a recuperação muscular. Conheça 3!

Pomadas fitoterápicas são muito eficientes para a recuperação muscular. Conheça 3!

Publicado em: 01 / 04 / 2021


Após uma lesão muscular, em uma recuperação do paciente sempre precisamos considerar os sinais de inflamação. Esse tipo de cuidado evita complicações clínicas de longo prazo e perda da atividade física do membro. Pomada de ervas é um dos vários tratamentos para tratar ou aliviar dores musculares.

Menos invasivo, mas muito eficiente, entre os quais podemos destacar um produto à base da erva baleeira, arnica e gengibre.

Os ingredientes da erva baleeira (Cordia vervenacea) incluem óleos essenciais e flavonóides, que juntos promovem efeitos antiinflamatórios e anti-reumáticos. As folhas podem ser usadas por via oral ou tópica.

Se quiser fazer uma infusão, é recomendável usar as folhas da planta por 15 minutos durante todo o processo, e a ingestão diária deve ser limitada a um copo 3 vezes por dia. Não se aplica a mulheres grávidas, pois as pesquisas sobre essa parcela da população ainda não foram totalmente concluídas. Na forma de gel ou pomada, os ingredientes ativos acima mencionados podem aliviar a dor de pessoas recentemente feridas. O efeito é imediato, mas dependerá da absorção em tecidos biológicos.

As flores amarelas da Arnica Montana contêm flavonóides, cumarinas, resinas, terpenóides, ácido caféico e alguns óleos voláteis, que possuem efeitos antiinflamatórios (especialmente no caso de edema e hematomas).

Na forma comprimida, o chá acima deve ser fervido e usado diariamente (duas a três vezes) por até uma semana (se for levemente irritante para a pele, recomenda-se interromper o uso). Se for usado como gel, loção ou pomada, recomenda-se aplicar uma compressa quente antes de aplicá-la. O objetivo é promover a penetração de princípios ativos.

Por fim, o gengibre. Alimentos com propriedades lipogênicas, antieméticas, antioxidantes e antibacterianas são amplamente utilizados por atletas esporádicos e atletas de alto nível devido aos seus efeitos antiinflamatórios. A pasta de gengibre pode ser feita de argila verde em pó, gengibre ralado na hora e chá de cebola crua. A mistura de óleo essencial de gengibre, canela e óleo de girassol também é frequentemente usada para massagear áreas doloridas. No entanto, observe que, devido à irritação dos preparados tópicos, o gengibre (como antiinflamatório) só é usado em adultos e crianças com mais de seis anos de idade.

A dor muscular causada pela lesão precisa ser tratada para evitar que o desconforto aumente, e também deve estimular o indivíduo a retornar às atividades diárias.

[Fonte: http://blogdofisio.com.br]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter