Pesquisadores revelam que, há 21 mil anos, o planeta viveu a primeira epidemia de vírus, ancestral, do Sars-CoV-2

Pesquisadores revelam que, há 21 mil anos, o planeta viveu a primeira epidemia de vírus, ancestral, do Sars-CoV-2

Publicado em: 14 / 09 / 2021


Embora, com o passar do tempo, soluções para a pandemia da Covid-19 tenham começado a aparecer, o mundo ainda segue em choque diante do estrago que um vírus foi capaz de fazer, ceifando milhões de vidas no mundo, enfraquecendo economias e prendendo pessoas em casa.


Pois é, mas pandemias não são novidade no século 21. Além da que atravessamos desde 2020 (a Sars-CoV-2), entre 2002 e 2004 já tinha ocorrido o surto do Sars-CoV-1. Ambos os vírus são do subgênero Sarbecovirus.


Pesquisando o assunto a fundo, cientistas descobriram que o ancestral comum mais recente dos Sarbecovirus existiu – pasme! – há mais de 21 mil anos. Isso significa que ele é 30 vezes mais velho do que os estudos anteriores indicavam.


Para fazer o cálculo, os estudiosos observaram a taxa de evolução de vírus, que costuma ser elevada em curtas escalas de tempo.


“Nossa estimativa – de mais de 21 mil anos atrás – baseia-se em informações virais sequenciadas e está em concordância com uma análise recente de genômica humana, que sugere infecção com um coronavírus antigo por volta da mesma época”, disse Mahan Ghafari, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.


A conclusão foi publicada – recentemente – no periódico científico Current Biology.



[Fonte: Revista Galileu] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter