Para memorizar de forma eficaz

Para memorizar de forma eficaz

Publicado em: 15 / 09 / 2015


E aí vem chegando aquela prova - tão importante que pode decidir o seu ano ou a sua vida - e você está aí, tranquilão (ona), achando que se pegar os cadernos e reunir os demais materiais de estudo um dia antes da data prevista vai ser mais do que suficiente.

Nós já te adiantamos, não vai.

E por um motivo muito simples: você precisa memorizar o conteúdo a ser estudado.

Por mais que você só queira decorar (mesmo sabendo que assim que terminar a prova, provavelmente já terá esquecido tudinho) e não esteja muito interessado(a) em entender (o que seria um ganho incrível para o seu repertório intelectual ao longo da vida), ainda assim você terá de memorizar. E por mais que você tenha uma memória fantástica e uma facilidade incrível para absorver novos conhecimentos, tempo - fatalmente - é algo de que você irá precisar.

Mas o tempo é curto, afinal você deixou tudo para a última hora, não é mesmo? Então, como fazer para memorizar os conteúdos necessários de forma eficiente?

A Universila vai te dar umas dicas. Anote todas aí!

Não tem muito como fugir, você precisará de um certo tempo para fazer resumos ou esquemas. Eles serão muito úteis para o processo de memorização de alguns conteúdos.  

E para conseguir estruturá-los, esperamos, de verdade, que você esteja com a matéria do semestre relativamente em dia. Lembre, não existe mágica! Em cima da hora de uma prova, o ideal é apenas precisar recordar para poder memorizar e não ter de aprender!

Bom, com esta parte devidamente compreendida, vamos às esperadas dicas.
 
Primeiro descanse um pouco antes de começar a estudar, prepare-se! Uma vez começados os estudos, dedique-se primeiro a compreender o que está lendo e só depois inicie a memorização. Decorar palavras, igual a um robô, sem entender o contexto que elas trazem, como já dissemos acima, é o mesmo que perder tempo e "ter um branco generalizado" na hora da prova.

Você ainda pode reler tudo o que escreveu em seus resumos para fixar o conteúdo, sublinhar pontos importantes, propor a si mesmo(a) exercícios que consolidem os temas estudados na sua memória ou ainda fazer desenhos que esclareçam melhor a matéria.

Imagens mentais (para quem tem memória fotográfica) e associação de partes da matéria com diferentes palavras-chave, dispostas em tópicos, também podem ajudar muito!

Agora é com você! Teste aí o que mais te ajuda....e mãos à obra!

[Fonte: serestudante.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter