Para elaborar um TCC campeão!

Para elaborar um TCC campeão!

Publicado em: 20 / 04 / 2016


Toda vez que alguém conversa com você sobre elas, já te dá um nervoso e você fica tenso(a), sem saber direito se está trilhando o caminho certo para dominá-las. De quem estamos falando? De três letrinhas que, juntas, são a razão da insônia de muita gente: TCC, o trabalho de conclusão de curso!

Calma! Nervoso só prejudica nessa hora. Se você montar um cronograma adequado e segui-lo direitinho, não há com o que se preocupar. Lógico que as coisas poderão dar MUITO errado se você deixar para fazer tudo em cima da hora, mas, vamos combinar aqui, não é dessa forma que você vai proceder para fechar com chave de ouro o curso que sonhou tanto em concluir, não?

A Universila separou algumas dicas para que você se programe, percorra todas as etapas a contento e, ao final, consiga produzir um TCC incrível!

O ponto de partida é informar-se sobre as regras da instituição na qual você estuda. Antes de começar suas pesquisas analise as possibilidades que o seu curso proporciona e certifique-se dos tipos de TCC que a universidade permite. Conversar com professores e ex-alunos pode ajudar bastante para que você visualize qual tipo de trabalho tem mais a ver com o seu perfil.

Ajuste seu tempo disponível às regras da instituição. Monte um cronograma possível de ser percorrido. Dentro do tempo previsto trace uma divisão meticulosa de tarefas, mês a mês. Você não precisa elaborar um cronograma já fechado, a previsão de tempo pode contar com alguma flexibilidade, mas, montar uma estrutura que oriente seus passos vai ajudá-lo(a) a ter noção se está adiantado(a) ou atrasado(a) com a produção do trabalho.

Na hora de escolher o(a) orientador(a), não se guie apenas pela afinidade que  tem com uma ou outra pessoa. Opte por um profissional exigente e criativo. Lembre-se que a produção do TCC serve para você sedimentar os conceitos que aprendeu durante o curso. Se o(a) seu(ua) orientador(a) for apenas seu(ua) "chapinha", não exigir de você e não estimular que você crie, as chances de você produzir um TCC interessante e agregador são quase nulas.

A instituição em que você estuda permite que o TCC seja feito em dupla ou em grupos? Ótimo! Opte pessoas que complementem o seu trabalho. Aqui vale a mesma regra recomendada para a escolha do(a) orientador(a): fuja da tentação de se guiar pelas afinidades. Fazer TCC junto a amigos pode ser ótimo, mas também pode revelar-se um fiasco. Uma parceria errada pode acabar com o trabalho e com a amizade.  Procure sempre alguém que o(a) complemente. Por exemplo, você gosta de escrever, mas não é muito bom(boa) em pesquisa? Busque para a sua "sociedade acadêmica" alguém que tenha justamente essa habilidade.

Para falar do tema, nem é preciso discorrer muito. Na hora de escolher o assunto abordado no seu TCC, prefira - sempre - algo de que você goste. Isso vai contribuir para que você permaneça animado(a) até a conclusão do trabalho.

Fundamentação de conceitos em um TCC é tudo! Logo, o recado aqui é direto e reto: leia! Sempre! Muito!

Por fim, cabem mais algumas dicas importantíssimas: preste especialíssima atenção às normas da ABNT (além do conteúdo, a forma como um trabalho é apresentado conta e conta muito!); jamais, em tempo algum, renda-se à tentação do plágio (ao copiar trechos de outros trabalhos - ou trabalhos inteiros - você deixará de aprender e ainda poderá ser pego(a) pelos softwares que as universidades têm e que identificam porcentagens de cópia. Ninguém precisa passar por este vexame, não?); repasse seu trabalho antes da apresentação final, treine, ensaie!; e, para encerrar, pense muito além do dez. Encare o TCC como uma oportunidade de enriquecer conhecimentos, portfólio e de se preparar para ser um(a) grande profissional.
 
Seguindo estas dicas que a Universila reuniu para você, as probabilidades do seu TCC emplacar junto à banca examinadora são grandes! Então, prepare-se para apresentar um super trabalho, digno de muito mais que 10!

[Fonte: UOL / Educação] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter