Para cuidar bem da sua carreira

Para cuidar bem da sua carreira

Publicado em: 19 / 06 / 2016


Na época em que estamos vivendo, cheia de incertezas no que tange aos rumos da economia do país, é mais do que natural que todos sintam-se um tanto inseguros em seus postos de trabalho. Especialmente porque eles - os postos de trabalho - já há algum tempo têm estado na mira dos "facões empresariais/corporativos".

Mas sabia que é possível cuidar da longevidade da própria carreira, por mais que a redução de pessoal obedeça critérios - na maioria das vezes - aleatórios e puramente financeiros?

De que forma? Cuidando da sua "imagem profissional". Seja para ganhar a disputa com outros candidatos e garantir uma vaga de emprego ou para escapar de eventuais cortes e manter aquele que você já tem.

Tá, mas como cuidar da própria imagem profissional?

Saiba você que existem formas, sim, e, acredite, as dicas que vamos passar a seguir - apesar de utilíssimas - dificilmente são compartilhadas por aí.

Então...preste muita atenção!

Lembra que você sempre ouviu que, enquanto estiver com o "modo profissional" ativado, deve agir apenas de forma racional e deixar as emoções do lado de fora da empresa? Balela! Ninguém deixa uma parte de si no portão de entrada ao chegar para trabalhar. O raciocínio lógico é importante, mas o instinto também é crucial. Pressentimentos sobre uma situação ou pessoa podem levar a decisões estratégicas...e certeiras.

Você também já está cansado(a) de saber que estudar muito - e sempre! - é o melhor caminho para progredir na carreira, maaasss....você tem lembrado de viver, de aproveitar a vida? Nem todos os livros que ler ou cursos que fizer vão substituir a vida prática, aquela do dia a dia. Você não chegará muito longe sem explorar o que o mundo tem a oferecer e sem trocar ideias com outras pessoas. Pense nisso!

Uma das palavras mais repetidas no mundo do trabalho - além de foco e disciplina - é "persistência". É comum que os persistentes adquiram uma aura reluzente, estimulada pela admiração dos que vivem em seu entorno. Mas você já pensou que, às vezes, a melhor resposta para certos impasse pode ser "jogar a toalha"? Acredite: verdadeiros vencedores identificam quando uma situação não tem absolutamente nada a ver com o caminho que escolheram trilhar. Não é nenhum demérito mudar de rota. Saiba desistir, abandone o que não funciona mais e aproveite seu tempo com atividades que serão úteis para você.

Estas são apenas algumas dicas, existem muitas outras.

Mas a melhor pessoa para sentir o que é melhor para você é - adivinhe? - você mesmo(a)!

Nós, da Universila, desejamos boa sorte na sua caminhada profissional!

[Fonte: Exame.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter