OUTONO 2024: O CALORZINHO VEM AÍ, PESSOAL!

OUTONO 2024: O CALORZINHO VEM AÍ, PESSOAL!

Publicado em: 21 / 03 / 2024


E aí, galera? Bora se preparar porque o outono chegou chegando às 0h06 desta quarta (20) e vai até 21 de junho, trazendo um climinha mais quente do que o usual para todo o Brasil.

Isso mesmo, podem guardar os casacos mais pesados porque, segundo os experts do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), essa estação vai ser tipo verão parte 2.

A novidade desse outono é que o El Niño, aquele fenômeno que esquenta as coisas, tá dando uma acalmada, mas mesmo assim, as temperaturas vão ficar lá em cima, acima da média histórica. Só o pessoal do centro-sul do Rio Grande do Sul que vai sentir um clima mais "normalzão".

A coordenadora-geral do Inmet, falou que a gente pode esperar até 1 ou 2 graus a mais do que o normal em várias partes do país. E olha, não dá pra jogar toda a culpa no El Niño não. O aquecimento global e as mudanças climáticas tão aí mostrando que temperaturas mais altas podem ser o novo normal.


El Niño dando tchau e La Niña dando oi?

Parece que o El Niño, que tava bombando em dezembro, tá começando a se despedir. E olha que interessante: no fim do outono, pode ser que a La Niña comece a dar as caras, trazendo um resfriamento das águas do Pacífico.


E as Chuvas? 

Parece que vai rolar menos chuva do que o normal em boa parte do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ainda por causa das últimas do El Niño. Mas tem regiões que podem esperar chuva na medida certa ou até um pouquinho mais.

No Sul e Sudeste, a previsão é de chuva acima do esperado em alguns lugares, o que pode ser uma boa pra galera do campo.


Falando em Campo... 

No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia), a chuva mais escassa pode dar uma atrapalhada no plantio e no início dos cultivos de segunda safra. Mas, em geral, não deve rolar grandes impactos na agricultura, até porque em alguns lugares, menos chuva ajuda na hora da colheita.

No Centro-Oeste e Sudeste, a chuva pode até ajudar a manter a umidade do solo boa pra lavoura. E, boa notícia: não tá previsto aquele frio que pode prejudicar as plantações de café.


Então é isso, pessoal!

O outono de 2024 promete ser um pouquinho diferente do que a gente tá acostumado. Mas ó, seja qual for o clima, é sempre uma boa desculpa pra curtir as mudanças da natureza e, quem sabe, repensar nossos hábitos para ajudar a cuidar do nosso planeta. 


E aí, quer ir além e fazer a diferença?

Para os profissionais da área, que tal aproveitar esse momento de transformações climáticas para se especializar ainda mais? Na Univérsila, oferecemos cursos de pós-graduação que são perfeitos para quem quer mergulhar de cabeça nas questões ambientais. Se você é formado em áreas relacionadas e quer ampliar seu conhecimento em Auditoria, Gestão e Perícia Ambiental, Engenharia e Controle Ambiental, Gestão e Licenciamento Ambiental, ou até mesmo explorar o Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, temos opções que vão te preparar para enfrentar os desafios ambientais da atualidade. Confira os cursos disponíveis na Univérsila e torne-se um especialista pronto para contribuir com um futuro mais sustentável. 


Vamos juntos nessa jornada de aprendizado e transformação?


Referência: AGÊNCIA BRASIL. Outono chega com temperaturas acima da média em todas regiões. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-03/outono-chega-com-temperaturas-acima-da-media-em-todas-regioes. Acesso em: 21 mar. 2024.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter