Os filósofos do ENEM

Os filósofos do ENEM

Publicado em: 15 / 10 / 2015


A poucos dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), você já está com tudo na ponta da língua?

Esperamos que sim!

As provas, que acontecem nos próximos dias 24 e 25 de outubro - se bem compreendidas e respondidas - podem configurar o passaporte para as melhores universidades do país, logo, para um futuro de sucesso.
 
Se você está por dentro das informações básicas sobre o certame, sabe que no primeiro dia (24/10) serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, certo?

Mas do que será que a prova de Ciências Humanas, por exemplo, é composta?

Aqui vai a resposta: para esta prova, especificamente, o Enem cobra 45 questões que englobam História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Fazendo uma conta simples de divisão fica claro que Filosofia e Sociologia, juntas, são responsáveis por um terço da nota deste segmento do exame. E, de acordo com especialistas na área, a predominância das perguntas pende, ligeiramente, para Filosofia.

Então, com esta informação em mãos e a esta altura do campeonato, qual conteúdo revisar para a referida prova?

Ainda segundo professores especializados em ENEM, ao elaborar o exame, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sempre procura testar o conhecimento dos estudantes a respeito de conceitos atribuídos aos filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles.

Porém, as 15 questões que contemplam as disciplinas, muito provavelmente, não irão se resumir apenas a eles. A Filosofia Política também pode vir expressa nas perguntas.
 
Para tal é bom que você esteja a par - também - das atividades intelectuais de filósofos contratualistas, como Maquiavel, Thomas Hobbes, Jonh Lock, Voltaire, Montesquieu e Rousseau.

A Universila te deseja boa sorte!

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter