O que o ENEM viabiliza?

O que o ENEM viabiliza?

Publicado em: 26 / 05 / 2015


Muito se fala todo ano sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, ou ENEM, mas para o quê exatamente serve a nota atingida pelos candidatos nesta avaliação? Será que todo mundo sabe?

O ENEM é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação para avaliar o nível do ensino médio no país assim como o conhecimento dos estudantes que concluíram o segundo grau. O candidato que fez inscrição no exame deve responder a quatro provas de múltipla escolha (com 45 questões cada uma) e uma redação.
 Uma boa pontuação obtida viabiliza diversas possibilidades para os candidatos. Universidades federais e demais instituições de ensino superior utilizam as notas do ENEM como critério de seleção de seus futuros alunos. O programa Universidade Para Todos (PROUNI) e o Financiamento Estudantil (FIES) também fazem uso das notas do ENEM, mas, nestes casos,vale redobrar a atenção. São considerados aptos para concorrer a estas vagas apenas alunos que tenham feito, no mínimo, 450 pontos e que não tenham zerado na redação.
Cursos técnicos de instituições públicas e privadas também se utilizam - via SISUTEC - do desempenho dos candidatos no ENEM para preencherem suas vagas. 
Está prevista para 22 de junho a abertura das inscrições para o próximo processo seletivo.
Outra perspectiva viável para alunos que fizeram o ENEM é conseguir ingressar no Ciência Sem Fronteiras, programa do governo federal que oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior e contempla alunos de graduação e pós-graduação. Universitários com a graduação em curso que desejem participar desta seleção precisam ter participado de qualquer edição do ENEM (a partir de 2009) e alcançado média mínima de 600 pontos. Neste caso também é avaliado o aproveitamento acadêmico dos candidatos.
O ENEM possibilita ainda a certificação de conclusão do Ensino Médio para aqueles que completaram 18 anos, porém não terminaram o segundo grau. Os que estiverem nesse grupo precisam atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento da prova (Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias) e 500 pontos na redação.
Este ano, o ENEM acontece em 24 e 25 de outubro. As inscrições poderão ser feitas até o próximo 5 de junho e a taxa de inscrição tem valor de R$ 63,00. Estudantes da rede pública que estejam no último ano do ensino médio estão isentos de pagamento da taxa. Demais candidatos que provem carência financeira também ficam desobrigados do pagamento. 
A Universila deseja boa sorte a todos os candidatos.
[Fonte: Portal G1/ Educação]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter