O leite materno contra a obesidade infantil

O leite materno contra a obesidade infantil

Publicado em: 03 / 06 / 2022


Quantas vezes você já ouviu falar que o leite materno é o alimento mais completo que uma criança pode ter na vida? Isso é pura verdade! Se você não sabe, a amamentação exclusiva por até seis meses (e estendida até o segundo ano de vida, complementada com alimentos complementares adequados) também pode prevenir a obesidade infantil.

De que maneira?

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) fornece a resposta a essa pergunta. O aleitamento materno exclusivo por até seis meses reduz o risco de obesidade em crianças em 25%, porque, segundo observações de especialistas, as crianças amamentadas preferem alimentos saudáveis.

O que acontece é que durante a amamentação a criança experimentará sabores diferentes (porque depois de alguns meses, a composição do leite será diferente de acordo com os hábitos alimentares da mãe), o que tornará mais fácil para o bebê usar. Especialistas serão mais relaxado.

Ou seja: crianças que foram amamentadas, quando maiores, comem mais frutas e vegetais do que aquelas que foram amamentadas com leites formulados.

Interessante, não é?

Só para completar a mensagem e voltar ao problema da obesidade mencionado no início do diálogo, após o ajuste da estrutura populacional, a OMS constatou que crianças que nunca haviam amamentado tinham um aumento de 22% no risco dessa doença. Assustador, não?

A pediatra neonatologista da Maternidade Pro Matre Paulista, Mônica Carceles Fráguas, explica como o leite materno age no corpo da criança: “O efeito hormonal dos alimentos produzidos pela mãe é completamente diferente da fórmula. Quando o bebê consome algo industrializado, apresenta maior insulina responde então que acumula mais gordura no corpo ”.

[Fonte: UOL // Notícias]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter