O ENEM vem aí!

O ENEM vem aí!

Publicado em: 17 / 06 / 2016


Tudo pronto para encarar a prova?

Estamos em....junho...confere?

Ok.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vem aí, mais especificamente em novembro, correto?

Ok, também.

Conta aí para a gente...como vão os estudos?
 
Sem querer te deixar mais ansioso(a) - mas já fazendo isso - tudo preparado para "gabaritar" na prova que pode ser o seu trampolim para ingressar no curso superior dos sonhos?

Bom, faltando menos de cinco meses para o fim de semana que vai mudar a sua vida, nós, da Universila, decidimos dar uma ajudinha e elencar algumas dicas para que você chegue ao exame bem preparado(a).

A primeira, vamos combinar, você já deveria ter elaborado há algum tempo: um plano de estudos.

Ah, que bom, você já tem um! UFA! 

Um plano de estudos é fundamental já que o exame é extenso e, para estar preparado(a) para ele, é recomendável que você tenha dividido bem o tempo de estudo das diversas matérias.

E falando em cronograma de aprendizagem...você tem usado materiais adequados para estudar? Lembre que candidatos que optam por um bom material de estudos têm melhores chances em qualquer prova. 

Sobre escolher um bom ambiente para os estudos, não é preciso nem falar, não é mesmo? Aí está uma garantia de melhor aproveitamento dos conteúdos, com aprendizagem mais rápida e tranquila. 

Não fique "bitolado(a)" em uma única matéria. Isso pode prejudicar a sua absorção dos conteúdos. Programe-se para ficar, no máximo, 2 horas em um mesmo assunto. Depois, mude para outro. Diversifique os temas. Seu cérebro vai absorver as informações de forma mais fácil, pode apostar!

Tá, tudo bem. Mas e aquela matéria difícil, que você acha super "complexa"? Comece seus estudos por ela. E depois que estiver mais "afiado(a)", aí sim, está liberado(a) para ir em direção aos assuntos com os quais você tem mais afinidade.

Ah, e têm as pausas também...

Como assim, pausas? 

Pausas, sim senhor(a)! 

Dê intervalos de alguns minutos após 1 hora de estudos. É uma ótima técnica para descansar o cérebro e, por isso mesmo, facilita a absorção de conhecimento.

Será que está faltando alguma coisa?

Ah, sim, os resumos. Faça resumos enquanto estiver estudando! Eles ajudam a reter as informações!

Também tem a leitura. Leia! Todo mundo já sabe que a prova do Enem é extensa e traz bastante texto. Se você nutrir o hábito de ler - sem dúvida - chegará às provas do Exame mais preparado(a). Sem contar o ganho para o vocabulário, né? Será de enorme ajuda para a prova de redação. 

E, por fim, seja saudável! 

De nada vai adiantar estar com o cérebro "tinindo" se o corpo não acompanhar de forma saudável. Pratique atividade física regular, mantenha uma boa alimentação e esteja - SEMPRE - bem hidratado(a). 

Com estes cuidados básicos, você tem tudo para emplacar no ENEM em novembro e garantir a próxima etapa de estudos da sua vida.

Bora pra frente!

Nós, da Universila, apostamos no seu talento!

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter