O dilema educacional na pandemia: aprovar ou reprovar alunos?

O dilema educacional na pandemia: aprovar ou reprovar alunos?

Publicado em: 15 / 06 / 2021


Em uma escala global, 2020 provou ser um ano complicado, principalmente para a educação.

Uma pergunta na volta às aulas: o que fazer no ano letivo atual? Aprovar todos os alunos? Permitir que apenas escolas privadas sejam reprovadas (onde houve educação a distância)?

Cancelar o ano letivo em escolas públicas e reprovar todos os alunos (na verdade, para dar-lhes a oportunidade de estudar em 2021)? Combinando os anos acadêmicos de 2020 e 2021, você pensa em fracasso apenas no final do biênio?

Ou vale avaliar cada caso separadamente?

O fato é que durante a suspensão do programa presencial, nem todos os alunos podem receber educação a distância. Nas famílias mais pobres, por exemplo, problemas de conexão com a internet impediram que crianças e jovens realizassem atividades online durante a pandemia.

Diante dessa situação, os educadores se veem diante de um grande problema.

Considerando a severa desigualdade de oportunidades educacionais, é correto reprovar estudantes? E, no outro caso extremo, se todos forem aprovados automaticamente, como as lacunas restantes podem ser resolvidas sem entrar em contato com o professor por meses?

A Comissão Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação acredita que a recomendação é rever os métodos de avaliação e tomar medidas para "minimizar a taxa de retenção" devido à pandemia. No entanto, o documento mostra que a decisão final depende de cada escola ou rede de ensino, pública ou privada.

Como representante do setor privado, a Federação Nacional das Instituições de Ensino (Confenen) afirmou que a determinação deve ser “a análise das escolas, a análise das atividades não presenciais, a qualidade do desempenho e, principalmente, o desenvolvimento de competências”.

E você o que acha?


[Fonte: G1 // Educação] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter