Notas ruins? Será que você sabe estudar?

Notas ruins? Será que você sabe estudar?

Publicado em: 26 / 08 / 2015


Chegou o boletim e você está pensando em como fazer para mostrar o documento salpicado de pontinhos vermelhos para os seus pais. Ou então você recebeu aquela prova, na faculdade, na qual ju-ra-va que tinha "gabaritado" de tão bem que foi....e a nota que você viu estampada lá passou "ligeiramente longe" de ser boa. O que está acontecendo? Talvez você não saiba estudar, já pensou nisso?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que aquela frase que escutamos a vida inteira, de mãe, pai e professores, tem (aceita, que é melhor) todo o fundamento: não adianta estudar na véspera.
Estudo tem de ter uma continuidade, seguir um roteiro, uma sequência. Isso leva tempo e você já vai entender o porquê.
Por mais que você se julgue o(a) gênio(a) dos gênios, a tarefa de memorizar um novo conhecimento implica  entendê-lo. Ainda que você queira tornar o processo mecânico, não vai conseguir. Ou até vai, mas se surgir alguma pergunta na prova que esteja fora do contexto que você decorou...já era.  Game over pra você.
Antes de qualquer coisa é preciso entender, visualizar a sequência de informações ou de fatos que compõem o que você está estudando. É como uma linha histórica (ainda que a matéria seja Matemática), é preciso saber o que acontece de uma ponta a outra. Só assim você terá condições de memorizar. E por isso é crucial que o estudo comece cedo e não um dia antes da prova.
Antes de retomar a rotina de estudos, sempre descanse um pouco. Isso ajuda a preparar a mente.  E uma vez que estiver cara a cara com os livros e os cadernos, lance mão de todos os recursos de que dispõe para estudar. Faça, primeiro, uma leitura rápida da matéria toda. Depois, você pode sublinhar os pontos importantes ou optar por resumos e tabelas que possam ajudar na absorção do conteúdo. Fazer perguntas a você mesmo(a) sobre o conteúdo estudado também é um bom método. Assuma o papel do professor e veja se consegue responder o que você mesmo(a) perguntou.
As técnicas de estudo são muitas. Podem passar pela repetição do conteúdo, pela associação imagética (para aqueles que têm memória fotográfica) ou pela escolha de palavras-chave que levarão às diversas partes do conteúdo.
Descubra a que melhor atende às suas necessidades. E lembre, isso leva tempo.  É preciso estudar com antecedência. Se você tentar saber qual dos diferentes métodos de assimilação se encaixa a você um dia antes de um teste importante, provavelmente na hora de respondê-lo você ainda estará procurando onde está o começo do conteúdo a ser absorvido. 

[Fonte: serestudante.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter