Na Alemanha cachorros são treinados para farejar Sars-CoV-2

Na Alemanha cachorros são treinados para farejar Sars-CoV-2

Publicado em: 26 / 03 / 2021


Você sabia que tem cachorros treinados para detectar o coronavírus?

Eles podem encontrar objetos, substâncias e até pessoas, mas também podem identificar vírus em indivíduos por meio do olfato. Apostamos que você não imaginava.

Sim, um estudo alemão foi publicado na revista científica "BMC Infectious Diseases" no final de julho, mostrando que esses animais com treinamento adequado podem aprender a farejar pessoas infectadas com o vírus Sars-CoV-2. Leva apenas uma semana para desenvolver essa habilidade.

Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisa utilizou oito cães especializados em detecção de odores. Ao final do treinamento, foi registrado que esses animais foram capazes de identificar de forma assertiva-positiva 94% de 1.012 amostras de saliva ou secreção da garganta da população de Covid-19.

Eles foram capazes de distingui-los com uma sensibilidade média de 83% (amostras positivas foram detectadas) e 96% de especificidade (amostras de controle negativo foram detectadas).

Ainda não entendeu? Nós te explicamos. 

Como as doenças respiratórias infecciosas liberam compostos orgânicos específicos, em um futuro próximo, podemos começar com novas estratégias de detecção.

De acordo com Esther Schalke, especialista em comportamento veterinário, a detecção do cheiro de cachorro é muito melhor do que você pensa.

Ela disse: "No entanto, ficamos surpresos que os cães em treinamento detectaram amostras de infecções por Sars-CoV-2 tão rapidamente."

Os participantes do treinamento afirmam que o treinamento pode ser usado em locais públicos lotados como aeroportos, eventos esportivos, fronteiras e até laboratórios, ajudando a conter a propagação do vírus e até mesmo novos focos.

[Fonte: Revista Galileu]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter