Mil e uma utilidades e um emprego novo "na mão"!

Mil e uma utilidades e um emprego novo "na mão"!

Publicado em: 02 / 06 / 2016


Se você tem acompanhado o noticiário, sabe que os números atualizados dão conta de que, hoje, são cerca de 11 milhões os brasileiros que estão desempregados.

Você está nesse contingente?

Nós, da Universila, esperamos que não, mas, se por acaso você não conseguiu passar ileso(a) pelos efeitos da crise econômica que se abateu sobre o país, confira a seguir as dicas de especialistas de RH para que você "pule" o quanto antes para a fila dos que conseguiram se recolocar.
 
Antes de mais nada, você precisa ter em mente que - visto que o mercado está restrito (na verdade, restritíssimo) - recrutadores estão "três vezes mais exigentes" na hora de escolher para contratar. Diante de poucas vagas e muitos candidatos para preenchê-las, na hora de definir "quem entra e quem sai", valem critérios relacionados à ideia de completude.

De quê???

Com-ple-tu-de! É o conceito de somatória de capacidades, de totalidade de competências.

Tá, vamos traduzir: diante da queda na oferta de postos de trabalho, recrutadores vão escolher sempre aquele(a) candidato(a) que convencer sobre a sua pluralidade de atuação. Alguém que reúna tantas habilidades que vale por 5...ou por 6 funcionários que a empresa teria de contratar, entende?

Ah - pensa você aí - igual o slogan daquela palha de aço famosa?

Isso mesmo! Mil e uma utilidades!

Pense com a gente: se você conseguir mostrar que é 6 em 1 para falar de si mesmo(a), imagine o que não poderá fazer pela empresa depois que estiver lá dentro?

É exatamente dessa forma que o recrutador vai te avaliar. 

Mas como você pode se encaixar neste perfil e tornar-se um(a) daqueles(as) que - mesmo nesses tempos bicudos - qualquer gestor gostaria de ter entre seus colaboradores?

Vamos lá, anote aí!

Conheça todas as características do seu produto e empenhe-se em estabelecer a melhor comunicação na hora de oferecê-lo a um cliente. Nesse caso, isso vale para o seu currículo e para a entrevista de emprego. Seja um(a) bom(a) vendedor(a) de si mesmo(a).
 
Se o mantra do mercado sempre foi "fazer mais com menos", hoje em dia então..! Essa diretriz tem sido aplicada ao quadrado...ao cubo. E diante de tal situação é bom que você mostre ser um(a) bom(a) analista de custo e orçamento. Administrar bem os recursos disponíveis é um ponto importante tanto na vida pessoal quanto profissional.

Seja um(a) ótimo(a) Relações Públicas. Faça seu networking, trata-se de uma ferramenta poderosa para quem quer conquistar emprego. Maass...atenção!  Só dá resultado efetivo se você construiu uma imagem positiva de si ao longo da trajetória. Cuidar da sua rede de contatos é um trabalho permanente. E o esforço, pode acreditar, se mostrará válido na hora de ter acesso a oportunidades profissionais.

Cuide da sua autoestima. Não permita que baixas nessa área tragam junto falta de energia e desânimo. Sim, torne-se "psicólogo(a) de si mesmo(a)". Amor-próprio em baixa fica latente no momento da entrevista e adivinha o que isso vai fazer com a sua possibilidade de conquistar a vaga que você deseja?

Pode parecer bobagem, mas preste muuuitaaa atenção também no que você posta nas redes sociais. As empresas acessam os perfis dos candidatos, sabia? E não são apenas aquelas de cunho profissional, como o LinkedIn. Logo, vale refletir antes de postar qualquer coisa que possa ter o efeito de uma bomba atômica na sua reputação e acabe levando a sua vaga pelos ares.

Por fim, dê vida ao especialista em RH que mora em você. De que jeito? Escolha bem a empresa para a qual deseja trabalhar. Candidate-se para posições em lugares com os quais você compartilhe os valores. Cheque se a cultura organizacional da companhia em que deseja atuar vem de encontro ao seu estilo de ser e de trabalhar.

Difícil?

Mas quem disse que seria fácil?

Os tempos estão complicados, mas com um pouquinho de empenho você sai da lista dos 11 milhões. Nós, da Universila, apostamos nisso...e estamos torcendo por você!

[Fonte: Exame.com]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter