Melhoria da qualidade de vida reduz casos de câncer no Brasil

Melhoria da qualidade de vida reduz casos de câncer no Brasil

Publicado em: 01 / 12 / 2014


Levantamento divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, entre 2003 e 2012, houve diminuição do número de mortes por diversos tipos de câncer


Esse estudo foi realizado com base nas taxas de morte a cada 100 mil pessoas por ano, registradas pelo Ministério da Saúde e aponta que a diminuição foi 0,53% entre os homens e 0,37% entre as mulheres.

Entre a maior redução está a número de casos de câncer de estômago: 2,9% entre os homens e 2,49%, entre as mulheres. O dado é associado a avanços no saneamento básico e à conservação de alimentos.
Entre os dez tipos de câncer que mais causam mortes estão:  mama, colo do útero e próstata que apresentaram queda, de 0,01% (estabilidade), 1,62% e 0,39%, respectivamente. Como o número de pacientes com as doenças tem aumentado, os médicos comemoraram a queda da mortalidade, atribuída a maior acesso ao diagnóstico e ao tratamento.
De acordo com o levantamento do Inca, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm as menores taxas de mortalidade por câncer. No Norte e Nordeste, o aparente aumento está ligado ao aperfeiçoamento dos indicadores. Antes, as mortes por câncer eram registradas como indefinidas. 
O câncer é a segunda causa de morte no país, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Em terceiro lugar, estão os acidentes, como os automobilísticos, e as mortes violentas. 
São fatores de risco para a doença a obesidade e hábitos não saudáveis, como o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes, além de fatores hereditários e o envelhecimento.

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter