MEC vai coletar digitais para coibir fraudes no ENEM 2016

MEC vai coletar digitais para coibir fraudes no ENEM 2016

Publicado em: 21 / 04 / 2016


Agora é uma determinação: todos os candidatos que realizarem o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano terão suas impressões digitais coletadas.

A medida foi adotada como mais um recurso para inibição de fraudes. "Nós vamos fazer a coleta da impressão digital. Faremos isso no primeiro ou no segundo dia de prova, o candidato não saberá previamente quando acontecerá", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Ainda de acordo com o responsável pela pasta, mesmo que candidatos sejam parecidos, no Enem 2016 um não poderá fazer prova pelo outro, visto que a digital indicará quem realizou o teste.

Outras medidas de segurança - já usadas - serão repetidas nos dias 5 e 6 de novembro,  o fim de semana em que o ENEM acontecerá no país inteiro. Haverá uso de detectores de metal nos banheiros e o lacre eletrônico (que identifica o momento em que cada prova é aberta).

As inscrições para o exame poderão ser realizadas entre os dias 9 e 20 de maio no site do ENEM. A taxa de inscrição, este ano, será de R$68,00. O boleto poderá ser pago até o dia 25 de maio.

De acordo com as expectativas do MEC, a edição deste ano deverá contar com 6 milhões de participantes. Desde já, a Universila deseja boa sorte a todos eles.

[Fonte: UOL / Educação] 

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter