MEC divulga números do Enem 2016

MEC divulga números do Enem 2016

Publicado em: 03 / 06 / 2016


O MEC divulgou os números oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016: foram 9.276.328 participantes inscritos e, desses, 8,647 milhões confirmados (ou seja, aqueles que pagaram o boleto ou obtiveram a isenção de taxa).

Se você está entre esses confirmados, mas deu uma "dormida" aí e esqueceu as datas das provas, pode fazer o favor de acordar já! Anota aí!

O exame acontecerá no fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro de 2016. No dia 5, sábado, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No dia seguinte, 6, domingo, será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática.

E para não termos de te ver chorando, grudado(a) no portão, dizendo que se atrasou porque o despertador não tocou, atenção para os horários relativos às provas: nos doi dias, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (sem choro nem vela). E as provas iniciam, impreterivelmente, às 13h30. Assim como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

Para evitar vazamentos de questões, o intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas será mantido.

Para ajudar os participantes, o MEC criou o aplicativo "Enem 2016" que permite acompanhamento de cronograma e de avisos feitos pela pasta. O app é gratuito, ficará disponível para iOS e Android e poderá ser baixado pelos interessados a partir de 1º de junho.

Foi divulgado também o primeiro balanço das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre.

Os números mais atualizados do sistema davam conta, dia 30/05, de 259.743 inscrições para as 56.422 vagas (a serem preenchidas em 56 faculdades e universidades públicas). O número total de inscrições atingiu 500.451 (lembrando que cada estudante pode fazer até duas opções de curso).

Se você ainda pretende participar desse processo, corra, dá tempo! A inscrição é gratuita e pode ser feita até as 23h59 de hoje, quinta-feira, pelo site http://sisu.mec.gov.br.

É bom reforçar que só podem se inscrever estudantes que participaram da edição 2015 do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e que não zeraram na redação.

O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho de 2016 na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.

Aprovados deverão proceder com suas matrículas (na instituição escolhida na chamada regular) nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2016.

E se, no "dia D", você não estiver entre os convocados para a primeira opção, não desanime! Ainda haverá a possibilidade da lista de espera!

A Universila está torcendo - muito! - por você!


[Portal G1 / Educação]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter