MEC anuncia abertura de inscrições para Enem 2016

MEC anuncia abertura de inscrições para Enem 2016

Publicado em: 15 / 04 / 2016


Atenção você que está planejando começar sua vida universitária em 2017!

O MEC (Ministério da Educação) divulgou o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2016: das 10h do dia 9 de maio até as 23h59 do dia 20 de maio.

Para se inscrever, você deve acessar o endereço http://enem.inep.gov.br/

Este ano a taxa de inscrição está mais cara do que no ano passado. Os candidatos terão de pagar R$ 68,00 (contra os R$ 63,00 cobrados em 2015). O boleto poderá ser pago até as 21h59 do dia 25 de maio, dessa vez, também em casas lotéricas e agências dos Correios.

Atenção! Participantes que conseguiram isenção de taxa no ano passado e não compareceram à prova não poderão requerer uma nova isenção este ano.

O Enem 2016 trará algumas novidades. Ao contrário da edição anterior, os cartões de confirmação (que trazem os locais de prova) não serão enviados pelo correio. Os estudantes deverão acessá-lo pela internet. E para realizarem as provas do Enem 2016, os participantes terão suas impressões digitais coletadas. O objetivo é evitar fraudes.

Outra boa nova é que candidatos terão acesso a uma ferramenta de comunicação direta com o MEC. Trata-se de um aplicativo para celular que trará cronograma, informações e dicas sobre o exame.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro e o Ministério da Educação estima que 6 milhões de candidatos realizem as provas como um primeiro passo em direção à vida acadêmica.

Vale lembrar que o Enem é obrigatório para o acesso a muitas universidades públicas. A performance no exame também é usada na seleção para programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Se você está entre os que vão prestar o exame este ano, fique de olho nas datas e nas informações divulgadas pela mídia.

A Universila vai te atualizando para que você fique por dentro de tudo.

Estamos torcendo por você desde já!

[Fonte: UOL]

Últimas Notícias

Cadastre-se em nossa newsletter